Estadão / Serviços / Concurso Público

TI no serviço público: conheça oportunidades na área financeira

Saiba mais sobre as oportunidades de trabalho para servidores públicos de TI na área financeira. História de servidores e a relevância das carreiras

Saiba mais sobre o trabalho do TI dentro do serviço público - Foto: Envato Elements / serbogachuk
Saiba mais sobre o trabalho do TI dentro do serviço público - Foto: Envato Elements / serbogachuk

Em crescimento constante, a área financeira comporta várias oportunidades de trabalho no país. Dentro da esfera públicas, grandes bancos tem espaço para novos servidores. Para quem deseja seguir na mesma área e ser aprovado em concursos de alta competitividade, conheça a história da servidora Sânmya Noronha

Leia também sobre os principais concursos públicos no Brasil.

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, entre 2021 e 2022, os gastos com TI cresceram 11% ao ano nos bancos brasileiros. Além disso, dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária estimam que, neste ano, o orçamento total dos bancos brasileiros, destinados à tecnologia, vai atingir a casa dos R$ 47,4 bilhões.

Fundado há 216 anos, o Banco do Brasil é uma das maiores instituições financeiras do país. Sânmya Noronha, bancária há 22 anos na empresa, conta sobre sua experiência na área de tecnologia. Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Tecnologia da Informação (TI), Sânmya começou no banco no setor de atendimento ao cliente e hoje está no Centro de Excelência e Agilidade.

O setor é responsável por garantir que os times de desenvolvimento de tecnologia tenham melhor performance. “O trabalho na TI do banco é intenso, passo por todas as áreas, desde desenvolvimento de soluções, UX, produção e monitoramento”, comenta. Segundo a Febraban, nos últimos 8 anos, os bancos brasileiros dobraram seus investimentos em tecnologia.

Leia também sobre como funciona a aposentadoria de concursados.

Para Sânmya, como o Banco do Brasil é uma empresa de economia mista, os desafios do trabalho de TI dentro da instituição financeira se assemelham ao do mercado privado. “Também trabalhamos com metas e com foco em resultados”, diz.

Antes de ingressar na instituição, Sânmya trabalhou por 3 anos no mercado privado, e percebeu diferenças no tipo de demanda recebida. “Na minha experiência, em outras empresas, as tarefas chegavam com menos explicações, o que deixava o trabalho menos estruturado”.

Saiba mais sobre o aumento da demanda por profissionais de tecnologia na esfera pública, oportunidades de trabalho e a relevância das carreiras e histórias de servidores em reportagem publicada no Estadão

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

Concurso PúblicoTI