Por Jennifer de Carvalho
23 de Dezembro de 2024 às 10:49
Com mais de 360 anos de história no Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) promoveu vários concursos públicos ao longo desse tempo. Uma das seleções foi lançada em outubro deste ano de 2024, com um total de 3.511 vagas distribuídas entre os cargos de Carteiro e Analista de Correios.
Aliás, no dia 15 de dezembro os candidatos do processo realizaram as provas objetivas e discursivas. Conforme uma publicação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do certame, o total de inscritos na ampla concorrência foi de 1.672.671.
Quando se trata da reserva para negros e indígenas, esse número foi de 349.099, enquanto a reserva para pessoas com deficiência (PcDs) teve 28.736 inscritos. Confira mais detalhes sobre as avaliações do concurso nesta matéria.
Assim, concurseiros de várias regiões do país esperam ser contemplados por um salário de R$ 2.429,26 – no caso do cargo de Carteiro – ou de R$ 6.872,48 – no caso de Analista.
Leia também sobre como funciona a aposentadoria para concursados nesta reportagem.
Ainda, os novos servidores públicos convocados podem ter outros benefícios, como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, plano de previdência complementar e plano de saúde.
A função de Carteiro é a que possui mais oportunidades, com 3.099 vagas, e não é dividida entre nenhuma especialidade. Já a de Analista conta com 412 vagas, distribuídas entre as seguintes áreas de atuação:
Para receber uma das remunerações destacadas acima, os candidatos contratados precisam exercer uma série de tarefas relacionadas ao cargo escolhido.
Além disso, para tomar posse da função, os concorrentes precisam ter em mãos alguns documentos requisitados, como um certificado de conclusão de curso de ensino médio ou um diploma de uma graduação referente à especialidade selecionada. Confira abaixo as principais atribuições de cada ocupação, conforme os editais nº 270 e nº 271:
Carteiro
Conforme o edital nº 270, dentre as atribuições do cargo está a execução de tarefas relacionadas à coleta, recebimento, triagem, conferência, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais. Além disso, é preciso usar os equipamentos ou meios apropriados para atender o plano de trabalho estabelecido pela empresa.
Analista de Correios – Advogado
De acordo com o edital nº 271, algumas das funções do cargo são coordenar e avaliar os processos de trabalhos no campo das ciências jurídicas, além de analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes à área de atuação. Outra tarefa é praticar a advocacia preventiva, interpretando documentos legais de naturezas e hierarquias diversas.
Analista de Correios – Analista de Sistemas
No edital consta um tópico sobre as atribuições para todas as especialidades de Analista de Sistema, na área de Tecnologia da Informação (TI). Com isso, dentre as tarefas a serem realizadas estão: desenvolver, implantar e avaliar as atividades relacionadas ao setor de TI, além de coordenar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria e eficácia dos processos.
Leia também sobre concurso público na área de TI nesta reportagem.
Analista de Correios – Arquiteto
Algumas de suas atribuições consistem no desenvolvimento e na avaliação de processos de arquitetura e urbanismo, inclusive de obras complementares e de reforma de edificações, além de realizar vistorias, perícias e avaliações – emitindo pareceres técnicos ou laudos – sobre produtos e serviços, obras e conservações de imóveis contratados pela ECT.
Analista de Correios – Arquivologia
Algumas das tarefas do cargo envolvem o acompanhamento de práticas de mercado com ideias de soluções aplicáveis aos processos, além de traduzir e revisar textos literários, técnicos ou científicos, consultando dicionário e outras fontes de informação. Outra atribuição é participar de seminários, reuniões e outros eventos com a necessidade de conhecer idiomas estrangeiras, atuando como intérprete.
Analista de Correios – Assistente Social
Dentre as tarefas do cargo estão: planejar, desenvolver e avaliar ações socioeducativas, no âmbito da empresa, em questões que impactam no clima organizacional, na responsabilidade social, na qualidade de vida e bem-estar dos empregados e nos processos de trabalho. Além disso, é preciso implementar projetos preventivos e educativos, que priorizem o desenvolvimento social, as relações interpessoais, o empreendedorismo, a empregabilidade, a valorização e o reconhecimento dos funcionários.
Outra tarefa é mapear e monitorar as demandas sociais internas, subsidiando a elaboração de proposições, bem como a análise da cultura, clima organizacional e formulação do planejamento estratégico da empresa.
Analista de Correios – Engenheiro
No edital também há um tópico sobre as atribuições para todas as especialidades de Engenheiro. Com isso, dentre as tarefas a serem realizadas estão: coordenar e fiscalizar contratos referentes a obras e serviços de engenharia, além de supervisionar e orientar a instalação, a operação, a montagem e o acompanhamento da manutenção de sistemas, máquinas e equipamentos realizados por equipe própria ou terceirizada.
Outra tarefa é estabelecer padrões técnicos referente à manutenção, distribuição, instalação e ao controle de funcionamento e utilização dos equipamentos de telecomunicações.
Durante o exercício de suas funções na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), os servidores de grande parte dos cargos realizarão uma jornada de trabalho de 44 horas por semana. Apenas a ocupação de Analista – Assistente Social tem uma carga de 30 horas semanais.
Leia mais sobre todos os detalhes do concurso dos Correios nesta reportagem.
Encontrou algum erro?
Entre em contato