Por Vitória Prates
3 de Fevereiro de 2025 às 09:35
Há 12 anos sem realizar certames, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu concurso público em 2024. Com 900 vagas e salário inicial de R$ 20.900, saiba tudo sobre a seleção e próximos passos.
Das 900 vagas, 150 são para contratação imediata e as demais são destinadas à formação do cadastro de reserva do certame. Os candidatos realizaram as inscrições entre 26 de julho a 19 de agosto, e 42.767 concurseiros fizeram as provas no dia 13 de outubro.
Do total de 90.871 inscritos, 42.767 candidatos de todo o país realizaram as avaliações. As provas foram realizadas em 2.787 salas de 125 estabelecimentos, as provas tiveram presença de 47,06% dos inscritos, em todas as capitais do Brasil. Em relação a abstenção, o valor foi de 52,94%, semelhante à registrada no Concurso Público Nacional Unificado (CNU).
Para o cargo de analista, as seguintes graduações eram aceitas na seleção:
A princípio, os aprovados serão lotados na sede do BNDES no Rio de Janeiro. Mas, caso surja necessidade da instituição, os servidores podem ser realocados para Brasília, São Paulo ou Recife. O edital também prevê a possibilidade de viagens nacionais e internacionais a trabalho.
Além da remuneração, os aprovados no concurso para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também vão contar com os seguintes benefícios:
Em nota, o BNDES divulgou a relação candidato/vaga do concurso público. De acordo com o dados, a ênfase mais concorrida foi em Arquitetura e Urbanismo, com 2.362 presentes para as duas vagas oferecidas. Na prática, esse valor representa 1.181 candidatos por vaga.
E, com o maior número de candidatos presentes na prova, a vitória foi para os engenheiros. Ao todo, 7.084 concurseiros compareceram a avaliação para disputar 25 vagas entre si. Na parte dos cotistas, a instituição financeira também trouxe alguns destaques.
A parte de Administração contou com o maior número de pessoas negras presentes, com 1.203 candidatos disputando cinco vagas reservadas. Na modalidade exclusiva para pessoas com deficiência, a maior concorrência é para Comunicação Social, com 170 candidatos disputando uma vaga.
Aloizio Mercadante, presidente da instituição, disse sobre o certame: "A prova foi muito rigorosa, o que foi importante para o BNDES selecionar os novos funcionários, que terão uma carreira de primeira linha. Esses servidores são o futuro do Banco e reforçarão um corpo funcional com um nível intenso de produtividade, eficiência e dedicação".
De acordo com a legislação brasileira, a reserva de vagas para candidatos com deficiência é uma obrigação de todos os concursos públicos do país. A lei n° 8.112 opera em amplitude nacional, nela até 20% das vagas podem ser destinadas a candidatos PCD.
Já em relação às cotas raciais, a história é mais recente. A Lei nº 12.990 entrou em vigor em 2014, e atinge apenas concursos públicos e universidades federais. Os demais estados decidem adotar ou não a política de reserva de 20% das vagas são a candidatos negros.
O cenário dos cotistas em concursos públicos vem mudando. O PL nº 1.267/2024 busca padronizar o número das vagas no ingresso para o sistema de cotas em concursos públicos. 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência e os outros 50% à cotistas.
Como iniciativa de aumento de diversidade, inclusão e correção da disparidade racial no serviço público, o certame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reserva 30% das vagas para candidatos negros e 15% para PCDs.
Os resultados finais do certame para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já foram publicados. Agora, como próximos passos, os aprovados serão convocados para tomar posse de seus cargos. Nesta matéria do Estadão Concursos, você encontra todos os detalhes sobre o resultado e próximos passos.
Para ler o edital completo em PDF, clique aqui.
Encontrou algum erro?
Entre em contato