Por Jennifer de Carvalho
2 de Julho de 2025 às 08:34
Os candidatos têm de realizar as funções no trabalho, estudar para as provas de um concurso público e, por vezes, cuidar da casa e preparar refeições. Uma rotina com todas essas tarefas pode ser a porta para um problema grave: a sobrecarga. O excesso de afazeres é capaz de afetar a saúde mental, aumentando, por exemplo, os níveis de estresse.
Alguns métodos podem auxiliar os concurseiros a evitar a sobrecarga. Os professores Alê Lopes e Simião Cavalcante dão algumas dicas. Confira abaixo.
No período em que o concurseiro empregado precisa conciliar essa responsabilidade com os métodos de aprendizado, a professora Alê fala sobre a necessidade de compartilhar tarefas do dia a dia, quando possível, além da importância de criar uma rede de apoio.
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo? Veja dicas práticas
“Faça isso dialogando com os seus familiares e pessoas próximas. Peça ajuda com todos os afazeres que podem ser delegados, como limpar a casa, levar os filhos à escola, fazer as refeições, lavar a roupa, entre outros”, comenta.
Conforme Alê, é importante que o candidato seja honesto consigo mesmo sobre os seus limites. “Estabeleça prioridades claras e aceite que não é possível fazer tudo de uma vez”, adiciona.
Simião fala sobre como uma agenda bem estruturada é fundamental, priorizando as disciplinas mais relevantes. Conforme o professor e procurador do município do Rio de Janeiro, esses passos permitem um melhor aproveitamento do tempo, sem excessos.
Leia também: Passou no concurso de outro estado? Veja como se planejar para essa jornada
“Essa abordagem aumenta a eficiência da preparação, pois permite uma melhor assimilação do conteúdo e reduz o desgaste mental”, diz. “Manter um ritmo sustentável de estudos ajuda a preservar a motivação e resulta em um aprendizado mais efetivo e duradouro.”
Confira mais detalhes sobre como conciliar a rotina de trabalho com os estudos para um concurso público nesta reportagem do Estadão Concursos.
Encontrou algum erro?
Entre em contato