Assine EstadãoLogo Estadão

Como equilibrar trabalho e estudo para concurso sem deixar de descansar?

O descanso é essencial para o corpo e para a mente, além de fazer parte de uma rotina de estudos estratégica e eficiente

jennifercarvalho033@gmail.com

3 de Julho de 2025 às 07:00

Ao criar um plano de estudo para um certame, não esqueça dos momentos de pausa e relaxamento. - Foto: Adobe Stock

Muitos candidatos que trabalham e estudam para concursos públicos podem acabar caindo em uma armadilha: negligenciar o descanso. Conforme um artigo publicado no periódico Global Qualitative Nursing Research, o descanso é um fenômeno relacionado à saúde, em que a essência desse conceito se baseia na harmonia entre a motivação, o sentimento e a ação.

Com isso, o descanso é algo que deve fazer parte do planejamento de estudo, pois além de proporcionar uma recuperação ao corpo, esse ato ajuda na consolidação do que foi estudado.

Não prolongue o tempo de estudo

No caso de um cronograma com horários bem elaborados, lembre-se de respeitar esses períodos. “Não ceda à tentação de prolongar excessivamente o tempo de estudos quando a produtividade já está comprometida”, orienta Simião Cavalcante, professor e procurador do município do Rio de Janeiro.

Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?

“Durante o sono e os momentos de pausa, o cérebro processa e organiza as informações, além de se recuperar para absorver novos conteúdos. Um descanso de qualidade também reduz erros, aumenta a capacidade de foco e mantém a motivação elevada”, acrescenta.

Separe alguns minutos para pausar

Para relaxar, professora Alê Lopes orienta que o candidato faça 30 minutos de pausa com algo prazeroso, como ouvir uma música, dar uma caminhada, brincar com o filho ou com o pet. A ideia é realmente recarregar as energias.

Reserve momentos de lazer

Simião ressalta a reserva de momentos fixos na semana voltada apenas ao lazer, como dedicar um dia ou um turno do fim de semana para a prática de atividades revigorantes.

Leia também: Histórias de sucesso: seis candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos

Descanso faz parte da estratégia de estudo

Alê pontua que descansar não é um luxo, mas sim uma parte essencial da estratégia para quem trabalha e estuda para um concurso público. “O descanso ativo, por exemplo, é fundamental e ajuda muito nas provas discursivas. Veja filmes e documentários. Ainda, faça passeios que enriqueçam o seu repertório sociocultural”, finaliza.

Confira mais detalhes sobre como conciliar a rotina de trabalho com os estudos para um concurso público nesta reportagem do Estadão Concursos.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Trabalho estudos