O descanso é essencial para o corpo e para a mente, além de fazer parte de uma rotina de estudos estratégica e eficiente
Muitos candidatos que trabalham e estudam para concursos públicos podem acabar caindo em uma armadilha: negligenciar o descanso. Conforme um artigo publicado no periódico Global Qualitative Nursing Research, o descanso é um fenômeno relacionado à saúde, em que a essência desse conceito se baseia na harmonia entre a motivação, o sentimento e a ação.
Com isso, o descanso é algo que deve fazer parte do planejamento de estudo, pois além de proporcionar uma recuperação ao corpo, esse ato ajuda na consolidação do que foi estudado.
No caso de um cronograma com horários bem elaborados, lembre-se de respeitar esses períodos. “Não ceda à tentação de prolongar excessivamente o tempo de estudos quando a produtividade já está comprometida”, orienta Simião Cavalcante, professor e procurador do município do Rio de Janeiro.
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?
“Durante o sono e os momentos de pausa, o cérebro processa e organiza as informações, além de se recuperar para absorver novos conteúdos. Um descanso de qualidade também reduz erros, aumenta a capacidade de foco e mantém a motivação elevada”, acrescenta.
Para relaxar, professora Alê Lopes orienta que o candidato faça 30 minutos de pausa com algo prazeroso, como ouvir uma música, dar uma caminhada, brincar com o filho ou com o pet. A ideia é realmente recarregar as energias.
Simião ressalta a reserva de momentos fixos na semana voltada apenas ao lazer, como dedicar um dia ou um turno do fim de semana para a prática de atividades revigorantes.
Alê pontua que descansar não é um luxo, mas sim uma parte essencial da estratégia para quem trabalha e estuda para um concurso público. “O descanso ativo, por exemplo, é fundamental e ajuda muito nas provas discursivas. Veja filmes e documentários. Ainda, faça passeios que enriqueçam o seu repertório sociocultural”, finaliza.
Confira mais detalhes sobre como conciliar a rotina de trabalho com os estudos para um concurso público nesta reportagem do Estadão Concursos.