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TI no serviço público: conheça oportunidades na área da educação

Alta empregabilidade é sinônimo de TI. A área da educação traz diversas oportunidades para profissionais da área que desejam ser servidores públicos

Saiba mais sobre o trabalho do TI dentro do serviço público - Foto: Envato Elements / Garakta-Studio
Saiba mais sobre o trabalho do TI dentro do serviço público - Foto: Envato Elements / Garakta-Studio

O Brasil se configura como o 10° maior em produção de TIC no mundo, representando 30% do mercado na América Latina, segundo estudo da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). Entre os empregados da área, o número passa de 2,05 milhões no país.

Dentro das oportunidades de trabalho, o serviço público oferta grande quantidade de vagas para os profissionais de TI. E área da educação, sejam em escolas públicas, universidades ou institutos federais, tem vagas para os interessados. Conheça história de 2 servidores públicos da área. 

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Bruno Teixeira divide o tempo de trabalho como servidor público na UFMG e desenvolvedor de software para uma empresa internacional. Além disso, detrás do computador, Bruno também passou para frente da câmera, e começou a produzir conteúdo nas redes sociais sobre a carreira de TI.

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O propósito, a estabilidade e os cursos de aperfeiçoamento encantam no serviço público, enquanto o maior espaço e liberdade para inovar, além da rapidez em aceitação de mudanças, levam pontos para o mercado privado. 

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Ainda assim, segundo Bruno, cada modalidade, a seu modo, apresenta suas restrições. "O serviço público tem foco em melhorar a sociedade, mas existe uma limitação que impede a inovação. No privado, tem espaço para inovar, mas tem uma limitação que impede o crescimento da sociedade, já que visa o lucro, e dificilmente chega para todos", afirma. 

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Do lado da educação, mas agora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), temos Paulo Ribeiro. O servidor ocupa o cargo de Analista de TI e Infraestrutura de Rede de Computadores na instituição de ensino. 

Entre os desafios do trabalho, o servidor destaca conseguir se manter atualizado, enquanto concilia as atividades do dia a dia.

"No serviço público, é preciso entender coisas que não tem nada a ver com nossa área. Temos uma carga de atividades burocráticas, como fiscalização de contratos, normatização de processos e compreensão da legislação que nos impede, às vezes, de ter tempo para inovar em relação às novas tecnologias do mercado", defende. Mesmo sendo da área de tecnologia, Paulo enxerga o dia a dia do TI menos como um serviço técnico, e mais documental. 

Saiba mais sobre o aumento da demanda por profissionais de tecnologia na esfera pública, oportunidades de trabalho e a relevância das carreiras e histórias de servidores em reportagem publicada no Estadão

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