Veja lista com quatro pontos que ainda precisam ser aprimorados no serviço público do Brasil, para que o setor tenha mais qualidade
O serviço público no Brasil possui alguns pontos que ainda precisam ser melhorados. Gabriela Lotta, professora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV), explica que os entes federativos são fundamentais para prover serviços de qualidade e melhorar o atendimento.
Vale citar que o setor público é voltado para diferentes áreas, como segurança, mobilidade urbana, meio ambiente, assistência social, direitos humanos, agricultura, cultura e economia. Com isso, Gabriela lista quatro pontos que ainda precisam ser aprimorados no serviço público.
Nas últimas décadas, os serviços públicos foram expandidos. Alguns, inclusive, universalizados, como os de educação e de saúde básica. Ainda assim, Gabriela reforça que com outros serviços, o acesso não foi ampliado nem para conseguir atender a demanda.
Segundo a especialista, o primeiro ponto de melhoria do serviço público precisa ser em relação ao acesso. À medida que sobe os níveis de atenção na saúde e educação e de outras políticas públicas, por exemplo, a oferta de serviços é falha.
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Além da melhoria do acesso, é importante aprimorar a qualidade do que é ofertado. Pode ser que a população esteja acessando o serviço e, não necessariamente, a sua qualidade é compatível com o que seria necessário, para que as pessoas se sintam acolhidas e consigam resolver problemas básicos.
De acordo com Gabriela, em termos de qualidade, essa é a parte onde o serviço público brasileiro precisa avançar mais. “É necessário conseguir atender a população rapidamente, aumentar os níveis de satisfação, efetividade e de resolução dos problemas. Para isso acontecer, precisamos avançar em vários elementos”, explica.
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Para além da oferta, o perfil dos servidores públicos também precisa mudar. “No Brasil, ainda temos, na linha de frente dos serviços, muitas áreas precarizadas pela falta de pessoal ou pela falta de formação qualificada. Essas duas coisas são essenciais para melhorar acesso e qualidade”, afirma.
Para a melhoria dos serviços, outro ponto importante é a necessidade de modernização. Conseguir chegar nos territórios, ter uma melhor conexão com as pessoas que moram ali e entender os seus problemas.
“Isso tem a ver com digitalização. Já digitalizamos muito, mas ainda tem coisas que podem ser digitalizadas. No entanto, também precisamos tomar muito cuidado com a digitalização, porque ela pode ser uma fonte de exclusão”, defende.
Por fim, segundo Gabriela, independente de aumentar o acesso e a qualidade, um ponto muito falho no desenho dos serviços do Brasil é que eles não são pensados de maneira integrada. O Estado brasileiro é organizado de forma fragmentada.
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“A fragmentação leva o cidadão a ter múltiplas interações com o Estado. Isso é um problema para o Estado, já que a falta de integração de dados pode levar a ineficiência”, afirma. “Também é um problema para o cidadão que precisa circular e fazer as costuras e amarrações que não são feitas pelo próprio serviço público. Precisamos pensar na integração tanto entre setores quanto entre entes federativos”, conclui.
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