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Como funciona o serviço público no Brasil? Entenda o cenário

A população brasileira tem acesso ao serviço público em diversos setores, desde a área de mobilidade urbana até a de direitos humanos

jennifercarvalho033@gmail.com

7 de Julho de 2025 às 11:51

Entenda como funciona a qualidade no atendimento de serviços públicos. - Foto: Adobe Stock

Para além da saúde e educação, o serviço público no Brasil atende outros setores, como segurança, mobilidade urbana, meio ambiente, assistência social, direitos humanos, agricultura, cultura e economia.

Essa diversidade não ocorre apenas entre áreas, mas também entre as políticas ofertadas para os municípios, estados e governo federal.

Qualidade da atuação dos serviços públicos

O serviço público de âmbito federal tem mais capacidade de recursos. Assim, o atendimento consegue ser mais aprimorado do que em algumas áreas importantes da esfera pública de muitos municípios.

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Ainda, até mesmo por questões burocráticas, cada setor atua de uma maneira diferente – o que gera um serviço público mais heterogêneo. Por isso, alguns aspectos são mais avançados e com maiores padrões de excelência do que outros – que, por sua vez, ainda sofrem com problemas simples, como o atraso na digitalização de processos.

Perspectiva da população sobre o serviço público

O senso comum, muitas vezes, apresenta o serviço público como ineficiente. Mas como aponta Gabriela Lotta, professora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV), o cenário é diferente na perspectiva dos cidadãos.

Conforme uma pesquisa do DataFolha, encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente, seis em cada dez brasileiros acreditam que os funcionários públicos não são respeitados e valorizados pela população.

Ainda, segundo o levantamento do Datafolha citado acima, 83% dos brasileiros acreditam que os funcionários públicos poderiam oferecer mais para a população, caso tivessem os meios necessários para sua atuação.

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“Os serviços são muito heterogêneos. Dependem da capacidade dos nossos entes federativos em conseguir prover serviços de qualidade e melhorar o atendimento”, diz Gabriela. Ela continua: “Mas da perspectiva de quem acessa o serviço, a avaliação não é ruim, especialmente em políticas sociais, que são aquelas que garantem boa parte dos direitos da população brasileira”. 

Em matéria do Estadão Concursos, você também pode conferir como funciona a concorrência em concursos para quem deseja atuar como servidor público.

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