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Sefaz-PI: veja até quando é possível pedir a isenção da taxa do concurso

No concurso público da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI), a taxa de inscrição varia entre R$ 160 e R$ 200

Aqueles que não forem isentos da taxa do concurso da Sefaz-PI devem efetuar o seu pagamento até o mês de abril. - Foto: Adobe Stock
Aqueles que não forem isentos da taxa do concurso da Sefaz-PI devem efetuar o seu pagamento até o mês de abril. - Foto: Adobe Stock

A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI) está com um novo concurso público em andamento, no seu período de inscrição. Assim, os interessados também podem ficar atentos ao prazo e aos requisitos para o pedido de isenção da taxa de candidatura.

Com 80 vagas, a seleção é voltada para cargos que exigem ensino superior. As funções disponibilizadas pelo certame são as seguintes: Auditor Fiscal da Fazenda Estadual; Auditor Governamental; Analista do Tesouro Estadual; e Agente de Tributos. 

Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos realizarão uma jornada de trabalho de 30 horas por semana. Já o salário a ser recebido pode ser de R$ 10.042,57, R$ 18.634,27, R$ 19.251,72 ou R$ 27.625,52.

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Como se inscrever no concurso?

Os interessados no concurso público da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI) podem se inscrever até o dia 22 de abril. Para isso, basta acessar o portal da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.

Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até o dia 23 de abril, para o cadastro ser devidamente efetivado. 

Como pedir a isenção da taxa de inscrição do concurso da Sefaz-PI?

No processo da Sefaz-PI, a taxa de inscrição pode ser de R$ 160, R$ 180 ou R$ 200. No entanto, o certame possibilita a isenção da quantia para pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:

  • Doadores de sangue;
  • Doadores de medula óssea;
  • Pessoas com deficiência (PcDs);
  • Candidatos desempregados;
  • Eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Piauí, que prestaram serviços no período eleitoral.

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Para comprovar cada um dos casos destacados acima, é preciso apresentar vários tipos de documentos, como uma comprovação da condição de doador ou laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência. Além disso, pode ser necessário ter em mãos a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como uma comprovação sobre o serviço prestado à Justiça Eleitoral. Acesse o edital e confira todos os requisitos.

Assim, o período para solicitar a isenção da taxa do concurso já está aberto. Conforme o cronograma no anexo III do edital, os pedidos podem ser feitos até o dia 28 de março.

Após essa etapa, as solicitações aprovadas e reprovadas estão previstas para serem divulgadas no dia 2 de abril. Com isso, aqueles que desejarem apresentar algum recurso contra a recusa da solicitação devem realizar o procedimento entre os dias 3 e 4 de abril.

Assim, a lista oficial dos pedidos deferidos e indeferidos, após análise dos recursos, deve ser liberada no dia 10 de abril.

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Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização. Confira as especialidades dos cargos e as etapas de avaliação do concurso nesta matéria.

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