Por Jennifer de Carvalho
28 de Março de 2025 às 10:50
No próximo domingo (30), diversos concursos públicos ao redor do país aplicarão provas objetivas e discursivas. Os certames contemplam vários tipos de vagas, com cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade. Assim, muitos candidatos buscam uma oportunidade para alavancar a sua carreira profissional por meio de uma função no setor público.
Segundo um levantamento realizado pela República em Dados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), o Brasil possuía 11,35 milhões de funcionários públicos em 2021. No mesmo ano, o número representava 12,20% do total de 91,18 milhões empregados.
Aos candidatos que irão realizar avaliações neste final de semana, é importante tentar relaxar. Busque noites tranquilas de sono, hidrate-se bem nesses dias e tenha refeições saudáveis.
Para ajudar a aliviar a tensão, já deixe separado um documento de identidade original e uma caneta de tinta preta, em material transparente. Aliás, não se esqueça de já ter em mente o local da prova e de se planejar para chegar na unidade com antecedência.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso no dia 30 de março, nas 27 capitais brasileiras.
Lançado em dezembro de 2024, o certame oferece 350 vagas para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora.
Leia também sobre as histórias de aprovados em grandes concursos nesta reportagem.
A prova objetiva terá itens sobre conhecimentos básicos e específicos. Com isso, os candidatos devem julgá-los como CERTO ou ERRADO. Já a avaliação discursiva para Analista Administrativo consistirá em um texto dissertativo de até 30 linhas, enquanto os concorrentes ao cargo de Analista Ambiental devem responder uma questão discursiva sobre uma situação-problema, em até 45 linhas. Confira os principais detalhes sobre o concurso público da instituição nesta reportagem.
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), no estado de São Paulo, aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso no dia 30 de março. As avaliações serão realizadas em várias cidades do interior do estado, como: Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
O processo contempla os cargos de Analista e Técnico Judiciário, distribuídos entre diferentes especialidades. Assim, os locais das provas já podem ser consultados no portal da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora.
As provas objetivas serão compostas por conteúdos sobre conhecimentos gerais e específicos. Já a discursiva, dependendo da função escolhida, pode consistir em uma redação ou um estudo de caso.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 30 de março. Os exames acontecerão nas seguintes cidades do estado: Balsas, Caxias, Imperatriz, Santa Inês e São Luís.
O certame foi lançado com 27 vagas, para cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio, técnico e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) – banca organizadora.
A avaliação objetiva dos cargos de nível superior terá 70 questões de múltipla escolha. Já o exame dos demais cargos consistirão em 60 perguntas. Os conteúdos a serem cobrados são os seguintes: português; raciocínio lógico/ matemática; noções de informática; legislação CONFEA/CREA; e conhecimentos específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso no dia 30 de março, na cidade de Campo Grande.
A seleção é voltada para cargos de nível médio e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Instituto Seleção – banca organizadora.
Leia também sobre o uso da Inteligência Artificial em concursos públicos nesta reportagem.
Os candidatos serão avaliados pelo seu desempenho nas avaliações. Os conteúdos a serem cobrados abrangem língua portuguesa, matemática, legislação, informática, além de uma redação. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 30 de março. As avaliações serão realizadas nas cidades de Manaus, Eirunepé, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
O certame possui 19 vagas para cargos de servidores técnico-administrativos, em áreas de nível técnico e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal da Fundatec – banca organizadora. Aliás, os candidatos precisam se atentar ao fuso horário de Manaus.
A avaliação será composta por 40 questões de múltipla escolha, distribuídas entre os seguintes tópicos: língua portuguesa; legislação aplicada ao serviço público; e conhecimentos específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Erebango, no estado do Rio Grande do Sul, aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso no dia 30 de março.
A seleção é voltada para cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio, técnico e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) – banca organizadora.
As questões do exame objetivo terão um grau de dificuldade compatível com o nível de escolaridade mínimo exigido e com o conteúdo programático do certame.
Leia também sobre como a nota de corte é calculada em concursos públicos nesta reportagem.
Já a prova discursiva para as funções de Pedagogo e Professor de Artes será composta por uma questão, a qual consistirá na elaboração de um plano de aula sobre um tema ou uma situação apresentada pela banca. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Arvorezinha, no estado do Rio Grande do Sul, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 30 de março.
O certame possui mais de dez vagas, distribuídas entre cargos em diversas áreas de atuação. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal da banca Objetiva Concursos – banca organizadora.
O exame objetivo terá questões sobre língua portuguesa, legislação, conhecimentos gerais e específicos. Ainda, dependendo do cargo, algumas provas serão constituídas por itens sobre matemática. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Itapura, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 30 de março.
A seleção possui 11 vagas, distribuídas entre cargos que exigem ensino médio e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal da Educax Concursos – banca organizadora.
A avaliação objetiva terá 50 questões, distribuídas entre os seguintes conteúdos: língua portuguesa; matemática/raciocínio lógico; conhecimentos específicos; e atualidades. Além disso, alguns participantes podem responder perguntas sobre legislação e informática. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava (FUSAM), no interior do estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 30 de março.
O processo possui mais de dez vagas imediatas, para cargos de nível médio/técnico e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do AVANÇASP – banca organizadora.
Dependendo do cargo escolhido, a prova pode ter 40 ou 50 questões, distribuídas entre os seguintes conteúdos: língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; e conhecimentos específicos. Ainda, os candidatos de algumas funções devem responder itens sobre noções de informática. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso de Itararé, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 30 de março.
Com dois editais, a seleção possui mais de dez vagas imediatas para cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados em uma das páginas abaixo no portal da banca PUBLIConsult:
A avaliação será composta por 35 questões de múltipla escolha, distribuídas entre os seguintes conteúdos:
Além disso, as provas dos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar Técnico Educacional terão perguntas sobre noções de informática. Já as avaliações das funções de Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Psicólogo terão questões sobre legislação de saúde pública. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Sandovalina, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 30 de março.
O processo é voltado para o cargo de Agente de Apoio Escolar, o qual exige ensino médio completo. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal da CONSESP – banca organizadora.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
A avaliação consistirá em 30 questões, distribuídas entre conteúdos sobre língua portuguesa, conhecimentos específicos e gerais. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos nos cronogramas dos concursos estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais dos processos, como os sites das bancas organizadoras, para ficar por dentro de qualquer atualização sobre as provas e outras etapas.
Encontrou algum erro?
Entre em contato