Neste final de semana, diversas provas objetivas e discursivas de concursos públicos estão previstas para serem realizadas ao redor do Brasil
No próximo domingo (27), os candidatos inscritos em vários concursos públicos ao redor do país devem realizar as primeiras provas das seleções, como provas objetivas e discursivas. As avaliações são voltadas para cargos em diferentes tipos de instituições – desde federal e estaduais até municipais.
Os horários e locais das provas podem ser consultados nos portais das bancas organizadoras. Além disso, vale verificar nos editais as regras e orientações para fazer os exames. Aliás, lembre-se de se preparar para chegar no local com antecedência.
Para ajudar os concurseiros a ficarem por dentro das avaliações que acontecem em breve, selecionamos cinco provas de concursos públicos que acontecem no dia 27 de julho. Confira abaixo.
A Polícia Federal (PF) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso público no dia 27 de julho, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Os candidatos podem consultar os locais e horários dos exames no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora.
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?
Assim, na prova objetiva, os concorrentes ao cargo de Delegado devem responder questões sobre conhecimentos específicos. Já os demais candidatos devem responder perguntas sobre conhecimentos específicos e básicos.
Ainda, dependendo da função, a prova discursiva pode ser composta por uma peça profissional ou um texto dissertativo. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu novo concurso público no dia 27 de julho, na cidade de Teresina.
Os locais das avaliações já podem ser conferidos no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora.
O exame objetivo terá 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre conteúdos sobre conhecimentos gerais e específicos. Já o discursivo consistirá em uma redação, em que o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo-argumentativo. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
No estado de São Paulo, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama (SAAEMB) aplicará a prova objetiva de seu concurso público no dia 27 de julho.
No site da banca organizadora, CMM Assessoria e Consultoria em Gestão Pública, os candidatos podem conferir os locais e horários da avaliação.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito
Assim, as provas consistirão em 30 questões, distribuídas entre conteúdos de língua portuguesa e matemática/raciocínio lógico. Ainda, dependendo do cargo, os participantes podem responder perguntas sobre informática, conhecimentos gerais e/ou específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Câmara Municipal de Praia Grande, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva de seu novo concurso público no dia 27 de julho.
A avaliação terá questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. Ainda, alguns candidatos podem responder perguntas sobre legislação.
Assim, os candidatos podem conferir os locais da prova no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp) – banca organizadora. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva e a redação de seu novo concurso público no dia 27 de julho.
Vale citar que o certame é voltado ao cargo de Guarda Civil Municipal – 3ª Classe. Assim, os candidatos já podem conferir os locais do exame no site da MS Concursos – banca organizadora.
Na prova objetiva, os candidatos devem responder questões sobre os seguintes conteúdos: língua portuguesa; matemática/raciocínio lógico; conhecimentos básicos de legislação municipal; e conhecimentos específicos. Já na redação, os participantes devem realizar um relatório de ocorrência entre 20 e 30 linhas. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
As datas e os períodos estabelecidos nos cronogramas dos concursos estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais dos processos, como os sites das bancas organizadoras, para ficar por dentro de qualquer atualização sobre as provas e outras etapas.