Por Jennifer de Carvalho
25 de Julho de 2025 às 14:17
No próximo domingo (27), os candidatos inscritos em vários concursos públicos ao redor do país devem realizar as primeiras provas das seleções, como provas objetivas e discursivas. As avaliações são voltadas para cargos em diferentes tipos de instituições – desde federal e estaduais até municipais.
Os horários e locais das provas podem ser consultados nos portais das bancas organizadoras. Além disso, vale verificar nos editais as regras e orientações para fazer os exames. Aliás, lembre-se de se preparar para chegar no local com antecedência.
Para ajudar os concurseiros a ficarem por dentro das avaliações que acontecem em breve, selecionamos cinco provas de concursos públicos que acontecem no dia 27 de julho. Confira abaixo.
A Polícia Federal (PF) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso público no dia 27 de julho, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Os candidatos podem consultar os locais e horários dos exames no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora.
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?
Assim, na prova objetiva, os concorrentes ao cargo de Delegado devem responder questões sobre conhecimentos específicos. Já os demais candidatos devem responder perguntas sobre conhecimentos específicos e básicos.
Ainda, dependendo da função, a prova discursiva pode ser composta por uma peça profissional ou um texto dissertativo. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu novo concurso público no dia 27 de julho, na cidade de Teresina.
Os locais das avaliações já podem ser conferidos no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora.
O exame objetivo terá 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre conteúdos sobre conhecimentos gerais e específicos. Já o discursivo consistirá em uma redação, em que o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo-argumentativo. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
No estado de São Paulo, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama (SAAEMB) aplicará a prova objetiva de seu concurso público no dia 27 de julho.
No site da banca organizadora, CMM Assessoria e Consultoria em Gestão Pública, os candidatos podem conferir os locais e horários da avaliação.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito
Assim, as provas consistirão em 30 questões, distribuídas entre conteúdos de língua portuguesa e matemática/raciocínio lógico. Ainda, dependendo do cargo, os participantes podem responder perguntas sobre informática, conhecimentos gerais e/ou específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Câmara Municipal de Praia Grande, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva de seu novo concurso público no dia 27 de julho.
A avaliação terá questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. Ainda, alguns candidatos podem responder perguntas sobre legislação.
Assim, os candidatos podem conferir os locais da prova no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp) – banca organizadora. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva e a redação de seu novo concurso público no dia 27 de julho.
Vale citar que o certame é voltado ao cargo de Guarda Civil Municipal – 3ª Classe. Assim, os candidatos já podem conferir os locais do exame no site da MS Concursos – banca organizadora.
Na prova objetiva, os candidatos devem responder questões sobre os seguintes conteúdos: língua portuguesa; matemática/raciocínio lógico; conhecimentos básicos de legislação municipal; e conhecimentos específicos. Já na redação, os participantes devem realizar um relatório de ocorrência entre 20 e 30 linhas. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
As datas e os períodos estabelecidos nos cronogramas dos concursos estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais dos processos, como os sites das bancas organizadoras, para ficar por dentro de qualquer atualização sobre as provas e outras etapas.
Encontrou algum erro?
Entre em contato