Estadão / Serviços / Reportagem

5 provas de concursos públicos que acontecem neste final de semana

Os candidatos que passarão por provas de concursos públicos no dia 13 de julho devem consultar os locais e horários dos exames nos portais das bancas

Diversos certames aplicarão provas objetivas e/ou discursivas. - Foto: Adobe Stock
Diversos certames aplicarão provas objetivas e/ou discursivas. - Foto: Adobe Stock

No próximo domingo (13), os candidatos de diversos concursos públicos realizarão as primeiras provas dos certames que se inscreveram. Para se preparar para essa etapa, é preciso consultar os locais e horários de provas disponibilizados nos sites das bancas organizadoras dos processos.

Assim, os concorrentes de vários cargos devem passar por uma prova objetiva. Além disso, outros concurseiros precisam realizar provas discursivas.

Para aqueles que passarão por uma avaliação neste final de semana, é importante verificar as orientações nos editais sobre a realização dos exames. Nesses documentos é descrito o que pode ser levado e o que é proibido.

Confira 5 provas de concursos públicos que serão realizadas no próximo domingo (13)

1. Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso no dia 13 de julho. Os exames serão realizados em várias cidades dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?

O certame é voltado para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. Assim, os candidatos podem consultar os locais e horários das provas no portal da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora.

O exame objetivo terá questões sobre conhecimentos gerais e específicos, enquanto o discursivo poderá ser composto por um estudo de caso ou uma redação. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.

2. Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI)

Em seu novo concurso público, a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI) aplicará as provas objetivas para os cargos de Agente de Tributos e de Analista do Tesouro Estadual no dia 13 de julho.

As avaliações acontecerão na cidade de Teresina, no estado do Piauí. Assim, os candidatos podem consultar os locais e horários das provas no portal da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora.

As provas objetivas consistirão em 160 questões de múltipla escolha, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.

3. Polícia Militar do Ceará (PM-CE)

A Polícia Militar do Ceará (PM-CE) aplicará a prova objetiva de seu concurso público no dia 13 de julho, na cidade de Fortaleza. O certame é voltado para o cargo de Soldado do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM).

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito

Assim, os locais e horários da prova podem ser consultados no portal da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE) – banca organizadora. Vale citar que o exame será composto por 100 questões. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.

4. Fundação Renascer do Estado de Sergipe

Com dois editais, a Fundação Renascer do Estado de Sergipe aplicará as provas objetivas de seu novo concurso público no dia 13 de julho. Na mesma data será realizada uma redação.

O edital 04/2025 é voltado para o cargo de Agente Socioeducativo, enquanto o edital nº 05/2025 contempla a função de Orientador Social.

As avaliações acontecerão na cidade de Aracaju. Assim, os candidatos podem consultar os locais e horários das provas no portal do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) – banca organizadora.

5. Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas – Minas Gerais

A Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas, no estado de Minas Gerais, aplicará a prova objetiva de seu novo concurso público no dia 13 de julho.

O certame é voltado para cargos de nível fundamental, médio e superior. Assim, os candidatos podem consultar os locais e horários das provas no portal do Instituto IBDO PROJETOS – banca organizadora.

Leia também: Inteligência Artificial: aliada ou vilã? Veja como a tecnologia impacta os concursos públicos

A avaliação terá 20 questões de múltipla escolha aos candidatos do cargo de nível fundamental. Os conteúdos serão sobre língua portuguesa e matemática. Já os participantes das demais funções devem responder 30 perguntas, distribuídas entre as seguintes matérias: língua portuguesa; legislação; e conhecimentos específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.

Sobre os cronogramas

As datas e os períodos estabelecidos nos cronogramas dos concursos estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais dos processos, como os sites das bancas organizadoras, para ficar por dentro de qualquer atualização sobre as provas e outras etapas.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

Concurso Públicoprovas