Por Jennifer de Carvalho
11 de Abril de 2025 às 08:43
No próximo domingo (13), diversos órgãos públicos ao redor do Brasil aplicarão as provas objetivas e discursivas de seus concursos públicos. Para isso, os candidatos devem consultar os horários e locais de realização dos exames nos canais oficiais dos processos, como os portais das bancas organizadoras ou os sites das próprias instituições.
Outro ponto importante ao se preparar para a ocasião é consultar nesses canais as orientações para o dia das avaliações, como os documentos necessários para apresentação, o tipo de caneta adequado e, até mesmo, os itens que não devem ser levados.
Além disso, os concurseiros precisam cuidar da saúde mental nesses últimos dias, para aliviar o estresse e a ansiedade. Por isso, é importante praticar atividades relaxantes, desde escutar suas músicas preferidas até fazer exercícios físicos.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso público no dia 13 de abril. As avaliações acontecerão nas seguintes cidades: Brasília (DF); Natal (RN); São José dos Campos (SP); e São Luís (MA).
A seleção possui 30 vagas para dois cargos que exigem ensino superior: Analista em Ciência e Tecnologia e Tecnologista. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora.
A prova objetiva terá 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos. Nesse caso, os conteúdos serão os seguintes: língua portuguesa; ética na administração pública; noções de administração pública; noções de informática. Ainda, alguns candidatos devem responder perguntas sobre língua inglesa.
Além disso, a avaliação terá 40 questões sobre conhecimentos específicos, em que as disciplinas a serem cobradas dependem de cada cargo escolhido.
Já a prova discursiva consistirá em uma redação. Assim, os candidatos deverão elaborar um texto de até 30 linhas, sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE 2022-2031. Confira mais detalhes sobre as avaliações do concurso nesta matéria.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso no dia 13 de abril, na cidade de Fortaleza.
O processo foi lançado para os cargos de Analista Ministerial – em diferentes especialidades – e de Técnico Ministerial, os quais exigem ensino superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora.
O exame objetivo terá 50 itens sobre conhecimentos gerais. Nesse caso, os conteúdos serão os seguintes: língua portuguesa; legislação estadual e legislação aplicada ao ministério público; ética no serviço público; raciocínio lógico; e noções de gestão pública. Ainda, a avaliação terá 70 itens sobre conhecimentos específicos de cada cargo.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
Já a avaliação discursiva consistirá em uma redação, em que o texto dissertativo precisa ser elaborado em até 30 linhas. Confira mais detalhes sobre as provas do concurso nesta matéria.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 13 de abril, na capital paulista.
Voltada para o cargo de Analista de Defensoria Pública, a seleção oferece 400 vagas, além da formação de um cadastro reserva. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora.
Na prova objetiva, os candidatos devem responder 88 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
Após mudanças no cronograma de seu concurso público, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) aplicará as provas objetivas e discursivas do processo no dia 13 de abril, na cidade de Salvador.
A seleção é voltada para cargos que exigem ensino médio e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Instituto de Apoio à Gestão Educacional (Igeduc) – banca organizadora.
A prova objetiva será composta por 50 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos. Já a prova discursiva terá uma questão sobre o conteúdo programático previsto no anexo II do edital. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 13 de abril. A avaliação será realizada nas seguintes cidades paranaenses: Apucarana; Campo Mourão; Curitiba; Paranaguá; Paranavaí; e União da Vitória.
A seleção possui mais de 50 vagas para o cargo de Agente Universitário. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Unespar.
No exame objetivo, os conteúdos a serem cobrados abrangem língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Urbanizadora Municipal (Urbam) de São José dos Campos, no estado de São Paulo, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 13 de abril.
Com cinco editais, o processo é voltado para cargos de nível fundamental e médio. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados na página de concursos da instituição.
A avaliação do cargo de Técnico de Segurança do Trabalho consistirá em 40 questões, enquanto as provas das demais funções serão elaboradas com 30 questões. Confira mais detalhes sobre a seleção nesta matéria.
A Prefeitura Municipal de Cajazeiras do Piauí, no estado do Piauí, aplicará as provas objetivas e discursivas de seu concurso no dia 13 de abril.
A seleção possui 30 vagas, para cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Instituto Vicente Nelson – banca organizadora.
A avaliação objetiva terá 40 questões de múltipla escolha, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos. Já a discursiva consistirá em um estudo de caso, com duas questões práticas. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Câmara Municipal de Bom Jesus do Araguaia, no estado do Mato Grosso, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 13 de abril.
A seleção é voltada para cargos que exigem nível fundamental e superior. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal da LG2 Consultoria, Planejamento e Informática – banca organizadora.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas.
Os exames objetivos dos cargos de nível superior serão compostos por 25 questões, distribuídas entre conteúdos de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos. Já as provas dos cargos de nível fundamental consistirão em 30 questões, distribuídas entre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
A Câmara Municipal de Monte Azul, no estado de Minas Gerais, aplicará a prova objetiva de seu concurso no dia 13 de abril.
A seleção é voltada para o cargo de Controlador Interno, o qual exige ensino superior completo. Assim, os locais e horários das provas já podem ser consultados no portal do Instituto IMESO.
Com uma duração de 2h30, o exame objetivo terá 30 questões, distribuídas entre conteúdos de língua portuguesa e conhecimentos específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
Leia também: Concursos Públicos: como lidar com a ansiedade no processo? Veja dicas práticas.
As datas e os períodos estabelecidos nos cronogramas dos concursos estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais dos processos, como os sites das bancas organizadoras, para ficar por dentro de qualquer atualização sobre as provas e outras etapas.
Encontrou algum erro?
Entre em contato