As provas do concurso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram aplicadas no último domingo (30)
No último domingo (30), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aplicou as provas objetivas e discursivas de seu novo concurso público. No processo com 350 vagas, muitos candidatos buscam uma oportunidade em um dos seguintes cargos disponibilizados: Analista Administrativo e Analista Ambiental.
Conforme o edital de abertura, o certame é voltado para candidatos que possuem ensino superior. O processo foi lançado em dezembro de 2024 com 350 vagas, com reservas para pessoas com deficiência (PcDs) e candidatos negros.
Os servidores convocados serão contemplados por um salário inicial de R$ 8.817,72, com uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Vale citar que a seleção foi lançada com oportunidades tanto na sede da instituição em Brasília, no Distrito Federal, quanto em locais distribuídos por todas as regiões do país.
Leia também sobre como funciona a aposentadoria para concursados nesta reportagem.
De acordo com uma publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – referente à demanda de candidatos por vaga, 117.984 pessoas se inscreveram no concurso público do ICMBio.
Os itens da prova objetiva foram compostos por conhecimentos básicos e específicos. Com isso, os candidatos precisaram julgá-los como CERTO ou ERRADO.
Conforme o edital do concurso, as provas objetivas do cargo de Analista Administrativo valem 120 pontos, enquanto os exames da função de Analista Ambiental vale 100 pontos. Assim, a nota de cada item das avaliações será de 1 ponto, caso a resposta esteja de acordo com o gabarito oficial, 1 ponto negativo para a resposta que não seja a do gabarito definitivo e 0 ponto quando não tiver marcação de CERTO ou ERRADO.
Com isso, a reprovação nessa fase pode acontecer se o candidato se encaixar em, pelo menos, uma das seguintes situações:
Analista Administrativo
Leia também sobre como a nota de corte é calculada em concursos públicos nesta reportagem.
Analista Ambiental
De acordo com o cronograma no anexo I do edital do concurso do ICMBio, a previsão é de que os candidatos possam consultar os gabaritos, individualmente, entre os dias 1º e 3 de abril. Confira mais detalhes nesta matéria.
Leia também sobre o uso da Inteligência Artificial em concursos públicos nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como o site da banca, para ficar por dentro de qualquer atualização. Confira os principais detalhes sobre o concurso nesta reportagem.