Estadão / Serviços / Concurso Federal

Concurso do Ibama: saiba o que pode reprovar o candidato na prova objetiva

No concurso público do Ibama com mais de 400 vagas, os candidatos precisaram julgar cada item da prova objetiva como “certo” ou “errado”

De caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva da seleção foi realizada pelos concorrentes de todos os cargos. - Foto: Adobe Stock
De caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva da seleção foi realizada pelos concorrentes de todos os cargos. - Foto: Adobe Stock

No último domingo (6), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou as provas objetivas e discursivas de seu novo concurso público. No processo com 460 vagas, muitos candidatos buscam uma oportunidade em um dos seguintes cargos disponibilizados: Analista Administrativo ou Analista Ambiental.

Conforme o edital de abertura, o certame é voltado para concurseiros que possuem ensino superior. O processo foi lançado em janeiro, com oportunidades em vários estados brasileiros.

Assim, os novos servidores públicos contratados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Ainda, os convocados serão contemplados por um salário de R$ 9.994,60, com a inclusão de gratificações, além de um auxílio-alimentação.

De acordo com uma publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – referente à demanda de candidatos por vaga, 123.079 pessoas se inscreveram no concurso público do Ibama.

Leia também: Inteligência Artificial: aliada ou vilã? Veja como a tecnologia impacta os concursos públicos.

Quais situações podem causar a reprovação do candidato na prova objetiva?

A prova objetiva foi composta por 70 questões sobre conhecimentos específicos, constantes no item 15.2.4 do edital. Ainda, a avaliação teve 50 questões sobre conhecimentos básicos. Assim, os candidatos precisaram julgar cada item como CERTO ou ERRADO.

De caráter eliminatório e classificatório, a avaliação objetiva vale 120 pontos. Com isso, a nota de cada item será de 1 ponto, caso a resposta esteja de acordo com o gabarito oficial, 1 ponto negativo para a resposta que não seja a do gabarito definitivo e 0 ponto quando não tiver marcação de CERTO ou ERRADO.

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.

A reprovação nessa fase pode acontecer se o candidato se encaixar em, pelo menos, uma das seguintes situações:

  • Alcançar uma nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • Alcançar uma nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • Alcançar uma nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

Quando os candidatos poderão consultar o gabarito preliminar da prova objetiva, conforme o cronograma do concurso?

De acordo com o cronograma no anexo I do edital do concurso do Ibama, a previsão é de que os candidatos possam consultar os gabaritos preliminares, individualmente, entre os dias 8 e 10 de abril.

Leia também: Histórias de sucesso: seis candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos.

Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.

Encontrou algum erro?

Entre em contato