Assine EstadãoLogo Estadão

Grandes estatais, grandes desafios: conheça histórias de servidores

Dentre as oportunidades em concursos públicos, as grandes estatais brilham os olhos dos concurseiros. Conheça histórias de servidores de 2 empresas

pratesvitoria77@gmail.com

7 de Janeiro de 2025 às 08:37

Saiba como é trabalhar em uma grande estatal - Foto: Envato Elements / GaudiLab

Objetivo, empenho nos estudos e boa organização fazem parte da receita do sucesso de um concurseiro. Para se inspirar com trajetórias de conquista dentro do serviço público, conheça histórias de servidores de grandes estatais: Caixa Econômica e Transpetro.

Grandes estatais, grandes desafios

A faísca que levou Sidnei Lima ao serviço público o atingiu durante a graduação. Enquanto se formava em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sidnei fez estágio em uma estatal e pôde conhecer o setor público de perto, com propósito que o encantou.

“Diferente dos outros setores, o setor público impacta diretamente a vida da sociedade. Enquanto outros buscam, exclusivamente, resultados financeiros, aqui também temos compromisso com a justiça social e a melhora da qualidade de vida”, diz. “Para o profissional também é um ambiente muito rico, com grande chance de crescimento”.

Inspirado nessa experiência, Sidnei começou a estudar para concursos públicos, com foco em instituições financeiras. Foi aprovado para bancário na Caixa Econômica, e já se vão 18 anos de história. Hoje, Sidnei trabalha na área de Planejamento Financeiro, em uma rotina, como ele descreve, dinâmica e desafiadora.

“Cada cliente tem uma situação financeira única, é preciso entender as realidades para fornecer as melhores soluções. Além disso, é necessário estar sempre de olho no mercado, economia e mudanças regulamentares. É um trabalho que mescla conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais”, explica.

Sidnei foi aprovado no concurso de 2006. Mas, para conseguir a tão sonhada aprovação, o trabalho começou 2 anos antes, e algumas estratégias de estudo o ajudaram no processo. “Eu analisava o conteúdo do edital. A partir daí, montava um cronograma realista e dividia as matérias e tempo de estudo até a data da prova”, explica.

O servidor aconselha priorizar as disciplinas com maior peso, mas sem deixar de lado as demais. Outra dica que ele compartilha é: faça simulados. “A resolução de exercícios ajuda a fixar melhor o conteúdo e a entender o estilo de prova”, diz. Mesmo com muito estudo, Sidnei diz que a saúde mental não pode ser deixada de lado.

“A alta competitividade entre os candidatos e a dificuldade de se destacar entre eles é um desafio. A preparação exige não só o domínio de um vasto conteúdo, mas também maneiras de conciliar os estudos com outras responsabilidades, como trabalho e família. Tem momentos em que tudo parece muito difícil, mas, a cada dia de estudo, a sua aprovação está mais perto.”, argumenta.

Leia também sobre concursos públicos para profissionais de TI e oportunidades de crescimento no setor público

Da área administrativa para os Recursos Humanos, Juliana Horta tem 17 anos de serviço público na Transpetro. Entre reuniões e tomadas de decisão, Juliana tem como pauta o desenvolvimento humano e social dos outros servidores da instituição. 

Logo após formar-se na faculdade, Juliana pesou seus próximos passos profissionais, dois fatores contribuíram para sua decisão de prestar concurso público: estabilidade financeira e trabalhar em uma empresa de impacto. Assim, Juliana começou a estudar para os certames da Petrobras e da Transpetro.

Juliana Horta. Imagem: Divulgação Transpetro/Marcelo Gonzalez

Maior subsidiária da Petrobras, a Transpetro é responsável pela logística terrestre e marítima de transporte de petróleo, gás e biocombustíveis, com atuação nacional e internacional. Em 2007, Juliana foi aprovada no certame e entrou na estatal.

Hoje, ela, da sede do Rio de Janeiro, ocupa o cargo de gerente executiva de RH. "Sempre que falo com os novos servidores, me vem um filme na cabeça. Eu também fui novata, há 17 anos atrás. E hoje, em uma posição de destaque no RH, é muito gratificante saber que eu posso contribuir mais para que a empresa seja um agente transformador da sociedade", diz. 

No preparo para concursos, Juliana cita duas dicas principais: conhecimento e equilbrío mental. O que ajudou Juliana nos estudos foi fazer outros concursos no processo. "Fazer outras provas te ajuda a se acostumar com o ambiente. Reduz os riscos de ficar nervoso ao extremo", diz.

Na hora dos estudos, Juliana se organizou por conta própria, durante 2 anos. "Foquei no que eu tinha mais afinidade. Ninguem é bom em tudo, então eu priorizava as matérias que eu sabia que iam me dar mais retorno". No processo, como ela conta, fez questão de continuar trabalhando e mantendo a vida social ativa. "A longo prazo, abrir mão de aspectos importante não é sustentável", diz.

"A consistência nos estudos é muito importante, mas não deixe a vida inteira ficar por conta do concurso, para não ter um desiquilíbrio", afirma ela. 

Saiba mais sobre essas e outras histórias de sucesso de servidores públicos que conquistaram vagas em concursos de alta concorrência.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Transpetro Caixa