Por Jennifer de Carvalho
27 de Março de 2025 às 07:00
Muitos brasileiros buscam construir as suas carreiras profissionais por meio de concursos públicos. Mas para alcançar a sonhada aprovação, é preciso adotar um bom planejamento de estudo, cuidar da saúde mental e compreender pontos importantes de um determinado edital. Além disso, vale seguir algumas estratégias para o candidato conseguir alcançar a nota de corte da seleção – ou seja, uma pontuação mínima exigida para a habilitação em uma fase.
Segundo um levantamento realizado pela República em Dados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), o Brasil possuía 11,35 milhões de funcionários públicos em 2021. No mesmo ano, o número representava 12,20% do total de 91,18 milhões empregados.
Para passar em uma determinada etapa de um concurso, os candidatos precisam alcançar a nota de corte. Aqueles que não conseguem atingi-la são eliminados do processo.
Leia também sobre o significado de cadastro de reserva em concursos nesta reportagem.
Mas esse ponto não é fixo, já que o seu cálculo depende de uma série de fatores. No entanto, vale compreender que essa nota acontece naturalmente nos certames, pois ela está atrelada ao desempenho dos concurseiros em meio à concorrência.
Os candidatos podem adotar algumas técnicas para alcançar a nota de corte de uma forma mais eficiente, evitando também preocupações excessivas que possam causar ansiedade.
Confira abaixo os quatro primeiros tópicos elencados por Willian de Paula, auditor fiscal tributário da cidade de São Paulo e professor na Guruja Concursos, e os demais listados por Jeferson Rosa, mentor para concursos públicos e auditor fiscal da Receita Federal:
Confira mais detalhes sobre a influência da nota de corte em concursos públicos nesta reportagem.
Encontrou algum erro?
Entre em contato