Estadão / Serviços / Reportagem

4 erros comuns de quem trabalha e estuda para concurso; veja o que evitar

Ao se inscrever em um concurso público e iniciar os estudos para a prova, é importante evitar alguns erros capazes de prejudicar essa preparação

Ao conciliar o trabalho com os estudos, lembre-se de manter um equilíbrio. - Foto: Adobe Stock
Ao conciliar o trabalho com os estudos, lembre-se de manter um equilíbrio. - Foto: Adobe Stock

Ao escolher um concurso público para se inscrever, é importante que os candidatos que trabalham evitem alguns erros que podem comprometer o seu plano de estudo. 

Planejamento, disciplina e equilíbrio são as palavras-chave na conciliação entre as duas rotinas. Isso porque esse momento de preparação pode ser acompanhado de vários desafios, como o cansaço após a jornada do emprego. Abaixo, confira quatro erros mais comuns ao começar os estudos para as provas de um concurso.

Leia também: DeepSeek: como usar no estudo para um concurso? Veja dicas de especialistas

1. Não conhecer o edital

Um dos principais erros é não conhecer o edital do concurso e adentrar no processo de aprendizado com metas irrealizáveis.

2. Focar nas disciplinas que mais gosta

Outro erro comum é focar apenas nas disciplinas que os candidatos gostam, deixando de lado aquelas de maior peso ou que têm mais dificuldade, como aponta a professora Alê Lopes.

3. Falta de treino de escrita

Alê lembra que a falta do treino de escrita e de estudos temáticos para provas discursivas pode ser mais um problema.

Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos

4. Estudar vários conteúdos de uma vez

Para quem precisa cumprir uma determinada jornada no emprego, pode ser tentador querer abarcar vários conteúdos de uma vez nas horas reservadas ao aprendizado para um certame. No entanto, isso pode ser prejudicial.

“É importante manter um ritmo constante, evitando a armadilha de alternar entre períodos de estudo intenso e o completo abandono”, diz Simião Cavalcante, professor e procurador do município do Rio de Janeiro.

Dicas ao estudar para um concurso público

Estabeleça metas diárias pequenas e realistas e o uso de ferramentas de organização. Além disso, otimize os horários que possui uma maior disposição mental e foque na qualidade do aprendizado, ao invés da quantidade de horas.

Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo? Veja dicas práticas

Adotar as práticas destacadas acima ajuda o candidato que trabalha a evitar erros durante os estudos para um determinado certame.

Confira mais detalhes sobre como conciliar a rotina de trabalho com os estudos para um concurso público nesta reportagem do Estadão Concursos.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

Concurso PúblicoTrabalhoestudo