Por Jennifer de Carvalho
7 de Fevereiro de 2025 às 08:26
Após cerca de 15 anos sem a realização de um concurso público, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou um novo certame, no qual as suas avaliações estão entre as mais aguardadas do ano de 2025. Trata-se de um edital lançado em dezembro de 2024, com um número atrativo de vagas: 1.027 oportunidades.
Além disso, outros aspectos chamaram a atenção de muitos concurseiros ao redor do país. Um deles é a quantidade de áreas de atuação, distribuídas entre os cargos de Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico. Com isso, a seleção contempla diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio, técnico e superior. Aliás, o certame conta com a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para vagas que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Embrapa foi criada em 1973 com o intuito de desenvolver uma base tecnológica do modelo de agricultura e pecuária, em um ambiente tropical. Conforme o portal da empresa, o órgão atua no setor de alimentos, fibras e energia.
A sua sede fica localizada em Brasília, no Distrito Federal, mas a instituição possui unidades de pesquisa em outros estados brasileiros, como: Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Tocantins, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe.
Com isso, o concurso público organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) possui vagas abertas em diversas localidades no país. Aliás, conforme o edital, as etapas do processo serão realizadas nas capitais e cidades onde há uma unidade da Embrapa. De acordo com a disponibilidade de locais, os candidatos precisaram selecionar o município onde desejavam realizar as provas.
Leia também sobre como se destacar em concurso públicos concorridos nesta reportagem.
Assim, os inscritos na seleção buscam uma vaga, dentre as 1.027 ofertadas. Desse total divulgado, 719 são para ampla concorrência, 103 para pessoas com deficiência (PcDs) e 205 são destinadas às pessoas pretas e pardas (PPPs). Vale citar que no último concurso da empresa, em 2009, o certame foi lançado com mais de 600 vagas.
Os novos servidores contratados pelo processo permanecerão nas unidades em que forem alocados, por um período mínimo de cinco anos. Os convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por um dos seguintes salários:
Com contratação pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os aprovados também podem receber diversos benefícios, como auxílio-alimentação/refeição, vale-transporte ou concessão de transporte, assistência médica, seguridade social, auxílio pré-escola e auxílio para filhos com deficiência mental. Ainda, outras vantagens oferecidas são:
A nova seleção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) contempla diversas especialidades, divididas entre áreas e subáreas. Assim, é possível encontrar ocupações nos seguintes setores:
Cada um dos cargos e especialidades do concurso público da Embrapa possui as suas atribuições. Além disso, para tomar posse da função, os concorrentes precisam ter em mãos alguns documentos requisitados:
Confira abaixo algumas das funções, conforme o edital:
Pesquisador
Os servidores contratados para essa ocupação deverão planejar e desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento de caráter multidisciplinar e interinstitucional, visando a geração e obtenção de conhecimento e informações técnico-científicas que contribuam para a produtividade e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuária.
Outras atribuições são: participar da definição de prazos e recursos, identificar necessidades e captar recursos para o desenvolvimento de projetos e programas multidisciplinares; avaliar riscos, ameaças, oportunidades e impactos potenciais de projetos de pesquisa e desenvolvimento; solucionar problemas técnicos inéditos e multidisciplinares, com variáveis complexas e pouco estruturadas; entre outras.
Analista
Dentre as atribuições do cargo estão: implementar projetos e ações de interesse da sua área, avaliando e monitorando fatores que possam impactar nos resultados, recursos e cumprimento de prazos; aplicar conhecimentos para solucionar problemas técnicos operacionais de sua especialidade; analisar dados, documentos e informações relacionadas ao mercado de atuação da Empresa, avaliando seus impactos e inter-relacionamentos com as atividades sob sua responsabilidade; elaborar e publicar trabalhos técnicos ou científicos em nível nacional e internacional; entre outras.
Técnico
Os candidatos contratados deverão planejar, sob orientação superior, e controlar o uso dos recursos disponibilizados para a condução dos projetos em que está envolvido; analisar e propor implementações técnicas que visam a melhoria do produto/serviço e(ou) aumento da produtividade; e participar na implementação de soluções de sua especialidade em processos que envolvam outras equipes, adaptando-as às necessidades de sua área.
Leia também sobre as histórias de aprovados em grandes concursos nesta reportagem.
Ainda, outras atribuições são: sugerir novos controles e formas de análise para melhorar o acompanhamento dos projetos e processos da área em que atua; acompanhar e executar atividades de suporte técnico ou administrativo; executar atividades de apoio a pesquisa, compreendendo pesagem, adubação e irrigação; contribuir com informações técnicas ou atividades práticas em trabalhos que resultem em publicações técnicas por parte da Embrapa; entre outras.
Assistente
Dentre as atribuições do cargo estão: oferecer suporte operacional em atividades diversas de natureza simples, rotineira e estruturada; solucionar problemas técnicos operacionais simples, com base em procedimentos e parâmetros pré-definidos, encaminhando problemas e questionamentos de clientes internos aos níveis superiores de carreira, quando necessário; operar máquinas e instrumentos agrícolas; e executar tarefas de manejo animal, como ordenha, tosquia, vacinação, higiene e proteção sanitária.
Provas objetivas e discursivas
O concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é composto por vários tipos de avaliações. Uma delas é a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, voltada aos concorrentes de todos os cargos.
Nesse caso, os candidatos devem responder itens sobre conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. Ainda, os exames dos cargos de Pesquisador e Analista são compostos por mais um tema: conhecimentos complementares.
Assim, os participantes devem julgar cada item como CERTO ou ERRADO. O exame para Pesquisador terá 110 itens, enquanto os das demais funções serão formados por 100. De acordo com o cronograma no anexo VIII do edital, a previsão é de que essa avaliação aconteça no dia 23 de março.
Ainda, conforme o documento, a correção da prova objetiva usará o critério de 1 ponto positivo para a resposta que esteja de acordo com o gabarito oficial, 1 ponto negativo para a resposta que não seja a do gabarito definitivo e 0 ponto quando não tiver marcação de CERTO ou ERRADO. Com isso, a reprovação nessa fase pode acontecer se o candidato se encaixar em, pelo menos, uma das seguintes situações:
Pesquisador
Analista
Técnico e Assistente
Outra etapa do concurso é a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para Pesquisador. Aliás, os participantes de algumas funções de Analista também devem realizar a avaliação, sendo elas:
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
A prova discursiva engloba uma redação, em que os participantes devem elaborar um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas de atualidades que envolvem o contexto de atuação da Embrapa. Conforme o cronograma destacado no edital, essa fase também está prevista para o dia 23 de março.
O exame vale 20 pontos e a sua correção seguirá uma série de critérios. Alguns deles são: a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema, relacionados ao domínio do conteúdo; e a avaliação do domínio da modalidade escrita, considerando aspectos gramaticais como grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular.
Ainda, os concurseiros precisam se atentar ao número máximo de linhas estabelecido, pois o texto que ultrapassar o limite ou com escritas fora do local apropriado será desconsiderado, conforme destaca o edital do processo.
Defesa de memorial e apresentação de projeto de pesquisa
Essa é mais uma fase avaliativa do concurso. Porém, ela vale apenas ao cargo de Pesquisador. Nesse caso, no memorial é preciso conter a contribuição e atuação profissional do participante voltadas para a área e subárea escolhidas. Ainda, o candidato deve estabelecer as bases teóricas de sua atuação, discutir os resultados alcançados e estruturar a importância de sua contribuição para a área/subárea.
A apresentação do projeto de pesquisa será realizada em sessão pública logo após a defesa de memorial. Para esses processos, o participante terá 20 minutos para realizar a sua exibição, enquanto uma comissão examinadora terá 10 minutos para argumentar sobre o conteúdo.
Vale citar que só serão convocados para essa fase os aprovados na prova discursiva. Assim, aqueles que forem chamados devem enviar o memorial e o plano durante o prazo a ser divulgado.
Para realizar esse encaminhamento, é importante seguir o modelo destacado no anexo VII do edital, no qual engloba os seguintes tópicos: capa; apresentação; formação acadêmica; atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atividades de ensino e divulgação da ciência; atividades de gestão e representação institucional; e plano de pesquisas na Embrapa. Cada um desses pontos possui uma descrição no documento do concurso.
Prova prática
De caráter eliminatório e classificatório, a prova prática vale apenas para algumas áreas dos cargos de Técnico e Assistente. Veja abaixo as ocupações que devem realizar a avaliação:
Técnico
Assistente
Essa fase consiste na simulação de uma situação-problema relacionada às atividades realizadas no cotidiano do trabalho dos cargos citados acima. Com uma duração máxima de 15 minutos, essa etapa tem o objetivo de verificar a habilidade do candidato com situações-problema e a sua compatibilidade com a área de atuação escolhida.
Conforme o edital de abertura, será considerado aprovado o candidato que alcançar uma nota igual ou superior a 5 pontos, de um total de 10.
Uma das etapas do concurso é o procedimento de heteroidentificação. Trata-se de uma análise sobre a veracidade da declaração dos concorrentes às vagas reservadas para pessoas negras. Ainda, há a avaliação biopsicossocial, na qual verifica a veracidade da declaração dos participantes às vagas para PcDs.
Apenas alguns candidatos serão convocados para essas fases. Para isso, os concorrentes devem ser aprovados na prova discursiva. Esse critério também vale para algumas funções de Analista, enquanto outras exigem uma boa classificação nas provas objetivas.
Na ocupação de Técnico, muitos precisam ser aprovados na prova prática e outros devem alcançar uma boa classificação no exame objetivo. Os mesmos critérios valem para o cargo de Assistente.
Assim, o procedimento de heteroidentificação terá uma comissão composta por cinco integrantes. Com isso, o grupo considerará as características fenotípicas do candidato. Aliás, a análise será filmada para eventuais casos de recursos contra a decisão da comissão.
Já a avaliação biopsicossocial será realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, formada por três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências que o candidato possuir.
O grupo terá um médico e pessoas da carreira que o participante concorrerá. Assim, de acordo com o edital, dentre as observações a serem emitidas pela equipe estão:
Leia também sobre como funciona a cota em concursos nesta reportagem.
Vale citar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão sujeitos a alterações. O edital de abertura destaca que caso tenham mudanças, serão lançados comunicados por meio de outros editais nos canais oficiais do processo, como o site da banca. Por isso, é importante acompanhar esses endereços para ficar por dentro de qualquer atualização e das programações que ainda serão divulgadas.
Encontrou algum erro?
Entre em contato