Os candidatos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) já realizaram a prova objetiva do concurso público, no dia 13 de abril
No dia 13 de abril, muitos inscritos no novo concurso público da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) realizaram a prova objetiva do processo. Agora, os candidatos aguardam a aplicação da segunda fase, a qual consiste em uma prova discursiva.
Lançado em janeiro, o certame é voltado para o cargo de Analista de Defensoria Pública, o qual exige ensino superior em Direito. Assim, os participantes buscam uma vaga, dentre as 400 ofertadas.
Conforme o edital de abertura, o processo também busca a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
De acordo com uma publicação no portal da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora – referente ao total de candidatos no cargo disponibilizado, 22.356 pessoas se inscreveram no concurso público da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP).
Leia também: Aposentadoria para concursados: quem pode pedir e quais são as regras?
De caráter classificatório e eliminatório, a prova discursiva será composta por quatro estudos de caso. Cada estudo pode ter conteúdo interdisciplinar, englobando as disciplinas abaixo:
Os detalhes sobre cada tema elencado podem ser consultados no anexo II do edital. Assim, a avaliação durará 4h30.
De acordo com o cronograma no anexo III do edital, a prova discursiva está prevista para ser realizada no dia 26 de junho, no período da manhã. Ainda, a aplicação do exame acontecerá na cidade de São Paulo (SP).
Com isso, os primeiros resultados da avaliação devem ser divulgados no dia 5 de agosto, no portal da banca organizadora. Aqueles que desejarem apresentar algum recurso contra o resultado devem realizar esse procedimento entre os dias 6 e 7 de agosto.
Depois dessa etapa, o resultado definitivo da prova discursiva, após a análise dos recursos, está marcado para ser publicado no dia 17 de setembro.
Os novos servidores públicos da DPE-SP realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. O salário inicial do cargo de Analista de Defensoria Pública é de R$ 9.123,70.
Leia também: Concursos Públicos: como lidar com a ansiedade no processo? Veja dicas práticas.
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.