Estadão / Serviços / Reportagem

7 dicas de como usar o ChatGPT nos estudos para o concurso

No momento de estudar para as avaliações de um concurso público, o candidato pode usar diferentes ferramentas para ajudar no aprendizado

Especialistas explicam como usar o ChatGPT nos estudos. - Foto: Adobe Stock
Especialistas explicam como usar o ChatGPT nos estudos. - Foto: Adobe Stock

Ao organizar uma rotina de estudo para as avaliações de um concurso público, o candidato pode usar várias ferramentas como auxílio. Um recurso que pode ser utilizado é o ChatGPT

Para isso, João Capelli, especialista em Gestão Estratégica de Marketing Digital e Inteligência Artificial aplicada a negócios, André Barcaui, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Miguel Carvalho, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Gran Faculdade, orientam como usar a plataforma no momento de aprendizado. Confira abaixo.

1. Organização e planejamento de estudos

O ChatGPT pode criar cronogramas personalizados, de acordo com as disciplinas e sua rotina. E, depois de feito, pode ser customizando com seus melhores horários e desempenhos. Por exemplo, se você não estuda bem à noite, sinalize isso. É possível também, dentro disso, dar exemplos de como você quer que fique o trabalho final. 

Leia também: Inteligência Artificial: aliada ou vilã? Veja como a tecnologia impacta os concursos públicos

2. Customizar técnicas de estudo

O ChatGPT pode criar resumos da forma que funciona para você, como mapa mental, fichamento e resumo, por exemplo – o que auxilia no entendimento. Se o candidato estiver estudando legislação, é interessante utilizar o ChatGPT para resumir as doutrinas. 

3. Geração de provas

O ChatGPT pode criar provas/simulados, como questões de múltipla escolha e discursivas, para ajudar no treino e na prática. Inclusive, você pode dar as provas antigas de exemplo, pedindo para ele gerar novas questões com base nas que já foram cobradas.

Leia também: Concurso público na área de TI: veja as chances de crescimento no setor

4. Correção de redação

O ChatGPT pode analisar o texto, corrigindo-o e melhorando aspectos como: argumentação, gramática, coesão, entre outros.

5. “Explique para mim como se eu fosse leigo”

chatgpt
É importante compreender como dar comandos ao ChatGPT no momento de estudar. - Foto: Adobe Stock

Aqui, no caso, a ideia é fazer o ChatGPT adotar um papel de professor e explicar, em termos simples, conteúdos mais complicados.

6. Tutor virtual

Tire dúvidas com o ChatGPT, com base no conteúdo já estudado. 

Leia também: DeepSeek: como usar no estudo para um concurso? Veja dicas de especialistas

7. Treino para prova oral 

Alguns concursos têm como etapa de avaliação a prova oral. Com as novas atualizações, é possível conversar com o ChatGPT. Essa é uma boa opção para treino de entrevistas e prova oral. Nesse caso, peça à plataforma que ela adote o papel de um avaliador exigente e peça para avaliar suas respostas em clareza/objetividade.

Confira mais detalhes sobre como usar o ChatGPT nos estudos para um concurso público nesta reportagem do Estadão Concursos.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

Concurso PúblicoestudoChatGPT