Por Jennifer de Carvalho
29 de Julho de 2025 às 09:48
No momento de estudar para um concurso público e usar o ChatGPT como uma ferramenta complementar, criar o prompt certo é fundamental para o aprendizado ser mais eficiente.
O prompt é um comando e/ou instrução que se dá à inteligência artificial (IA) para que ela execute uma tarefa. Por mais que o ChatGPT seja capaz de compreender dos diálogos mais simples aos complexos, um bom prompt é o que traz uma boa resposta.
André Barcaui, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), compartilha as seguintes dicas para montar os melhores prompts:
Quanto mais o usuário conhece o assunto, melhor será o resultado. Se você não conhece, apenas aceita as respostas, isso não é bom. É importante que você conheça sobre o que está perguntando, para criticar o resultado final.
Leia também: DeepSeek: como usar no estudo para um concurso? Veja dicas de especialistas
Esse é o espaço que você tem para escrever. São quase 100 mil palavras. Uma das vantagens do algoritmo do ChatGPT é que ele consegue entender o que você fala, especialmente quando escreve muito, não tenha medo de usar o espaço.
Se você pedir “escreva um estudo de caso”, o ChatGPT não irá produzir um bom material. Por isso, em seguida, você pode – e deve – personalizar enquanto conversa com ele. Peça para acrescentar exemplos, novos personagens, entre outros pedidos.
Com as ideias citadas acima em mente, o professor Barcaui também indica que o usuário siga o acrônimo CREATE na hora de estruturar as perguntas:
Ainda nos acrônimos, João Capelli, especialista em Gestão Estratégica de Marketing Digital e Inteligência Artificial aplicada a negócios, utiliza o CAR para montar seus prompts:
Confira mais detalhes sobre como usar o ChatGPT nos estudos para um concurso público nesta reportagem do Estadão Concursos.
Encontrou algum erro?
Entre em contato