Estadão / Serviços / Concurso Público

Concurso público: 4 tópicos para perguntar à DeepSeek na hora de estudar

Ao incluir a DeepSeek na rotina de aprendizado, é importante considerar o seu uso como um complemento aos materiais tradicionais de estudo

A plataforma DeepSeek pode auxiliar os estudos de diferentes maneiras. - Foto: Envato Elements / poungsaed_eco
A plataforma DeepSeek pode auxiliar os estudos de diferentes maneiras. - Foto: Envato Elements / poungsaed_eco

Ao escolher o concurso público de uma determinada instituição para participar, o candidato precisa realizar um planejamento de estudo estratégico para a avaliação do certame. No ambiente virtual, algumas ferramentas podem auxiliar na organização da rotina de aprendizado, como a DeepSeek.

Nesse caso, a plataforma pode ser usada de diferentes maneiras, como ajudar o candidato a criar um cronograma, explicar conteúdos de forma mais detalhada e, até mesmo, produzir questões e textos para a prática e teste de conhecimentos.

4 tópicos para perguntar à DeepSeek na rotina de estudos

Carlinhos Costa, diretor da plataforma Os Pedagógicos e especialista em concursos públicos na área educacional, pontua que os estudantes de uma seleção enfrentam uma grande pressão para obter um bom desempenho nas avaliações. “Isso pode gerar várias dúvidas, como qual técnica utilizar, qual material será o mais assertivo ou, ainda, se as informações coletadas são verdadeiras”, diz.

Leia também sobre o uso da Inteligência Artificial em concursos públicos nesta reportagem.

Por isso, ao usar a DeepSeek na rotina de aprendizado, vale seguir algumas estratégias. Conforme o diretor, os candidatos podem adotar os seguintes métodos:

  • Resolução de questões: “a plataforma pode ajudar a entender uma dúvida em um gabarito, com a explicação sobre os conceitos que foram tratados.”
  • Análise de erros e dúvidas: “após resolver questões, use a IA para analisar onde você costuma errar mais e aproveite a possibilidade de ter as perguntas comentadas, com explicações fornecidas pela ferramenta para entender melhor alguns conceitos.”
  • Elaboração de revisões: “use a IA para montar listas de questões sobre temas que você já estudou, mas que precisa revisar. Assim, crie simulados com base no seu nível atual de conhecimento, focando em áreas que precisam de mais prática.”
  • Tendências de cobrança nas provas: “use a DeepSeek para acompanhar atualizações sobre tendências de questões, mudanças em editais ou novas abordagens de bancas organizadoras.”

Além disso, ele exemplifica uma maneira de pedir para a DeepSeek auxiliar na montagem de um cronograma. A ideia é solicitar a criação de um plano de estudos com a técnica de gerenciamento de tempo chamada “método Pomodoro”, incluindo ciclos intensos de estudo, pausas e revisões espaçadas. Nesse caso, vale apresentar as horas disponíveis durante os dias da semana.

Use a DeepSeek como um complemento aos estudos

A plataforma DeepSeek usa um modelo de linguagem conhecido como LLM (Large Language Model). De acordo com uma pesquisa publicada no periódico Principles and Practice of Clinical Research, esse termo se refere a uma inteligência artificial (IA) que é treinada com uma grande quantidade de dados de texto, com o objetivo de gerar respostas parecidas com a linguagem humana.

Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.

Com isso, lembre-se de considerar o uso do aplicativo ou site como um complemento aos materiais tradicionais de estudo – e não como uma única fonte. Apesar da DeepSeek servir como um auxílio, ela não dispensa as horas de estudos organizadas em um cronograma de aprendizado. Confira mais detalhes sobre o uso da DeepSeek no preparo para um concurso público nesta reportagem.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

Concurso PúblicoestudosDeepSeek