O concurso público da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) foi lançado com mais de 200 vagas para contratação imediata
Muitos profissionais – especialmente da área de Tecnologia da Informação (TI) – buscam construir uma carreira na Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). Muitos participantes do concurso público lançado em setembro de 2024 esperam alavancar as suas carreiras na instituição. A seleção ofereceu 236 vagas para contratação imediata, em mais de dez cargos.
Dentre os principais trabalhos da Dataprev estão os desenvolvimentos de soluções na plataforma Gov.BR, como o Meu INSS – relacionado a serviços da Previdência Social. Além disso, a instituição desenvolveu a Carteira de Trabalho Digital para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Conforme o edital do concurso, o processo também contou com 1.909 vagas para a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Assim, os participantes buscam ser contemplados por salários que variam entre R$ 3.893,95 e R$ 9.173,62. A jornada de trabalho pode ser de 20, 30 ou 40 horas por semana.
Cada um dos cargos e especialidades do concurso público da Dataprev possuem as suas atribuições. Além disso, para tomar posse da função escolhida, os candidatos precisam ter em mãos alguns documentos requisitados, como um certificado ou diploma de conclusão de curso em uma graduação referente à área escolhida. Confira abaixo as funções:
Analista de Tecnologia da Informação – Análise de Negócio de TI
Com oportunidades em Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Rio de Janeiro e Natal, o servidor aprovado para essa ocupação deverá realizar tarefas referentes à análise de oportunidades de negócio, modelagem de soluções tecnológicas, gestão do portfólio de soluções, negociação, planejamento de demanda do cliente, gestão comercial do relacionamento, gestão e monitoramento contratual, aferição e faturamento do serviço.
Leia também se concursados podem confiar na aposentadoria nesta reportagem.
Analista de Tecnologia da Informação – Arquitetura, Engenharia e Sustentação Tecnológica
A função tem vagas nas cidades de Brasília, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo. Dentre as suas atribuições estão: realizar as tarefas referentes à arquitetura/engenharia de solução, ciclo de vida de tecnologia, prospecção e padronização tecnológica, planejamento de infraestrutura de TIC, especificação tecnológica, computação em nuvem, suporte tecnológico, monitoramento e operação.
Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software
O cargo possui vagas em Brasília, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Rio de Janeiro e Natal.
Com isso, o aprovado deverá realizar as tarefas referentes à implementação de software, métricas de software, requisitos, testes de software, funcionais e de desempenho, administração da capacidade técnica e de ferramentas de desenvolvimento, definição de padrões de desenvolvimento e reuso, desenvolvimento seguro, gestão do modelo de dados, devops, blockchain, experiência do usuário (ux), processo de desenvolvimento de software, indicadores de desenvolvimento e framework de desenvolvimento.
Analista de Tecnologia da Informação – Inteligência da Informação
A ocupação possui oportunidades nas cidades de João Pessoa, Florianópolis, Fortaleza e Natal. Dentre as suas atribuições estão: realizar as tarefas referentes à análise de dados, ciência de dados, visualização de dados, estatística e IA.
Analista de Tecnologia da Informação – Segurança Cibernética e Proteção de Dados
A função conta com vagas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e João Pessoa.
Assim, o edital destaca as seguintes atribuições: realizar as tarefas referentes à análise e correção de vulnerabilidades, monitoramento e tratamento de incidentes de segurança da informação, forense computacional, execução de pentest, gerenciamento de acessos privilegiados, gestão de segurança da informação e comunicações, gestão de riscos de segurança da informação e proteção de dados, gestão operacional das soluções de segurança cibernética, governança, gestão de segurança da informação e proteção de dados, conformidade e normatização.
Leia também sobre concurso público na área de TI nesta reportagem.
Analista de Tecnologia da Informação – Gestão de Serviços de TIC
O cargo possui oportunidades em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesse caso, o aprovado precisará realizar as tarefas referentes ao gerenciamento de débitos técnicos, de requisição de serviços, de mudança, de acessos, de configuração, gerenciamento de backup, de disponibilidade, de capacidade, de processo batch, de eventos, de incidentes, de problemas, de liberações, de bases de conhecimento de serviço, gestão de fornecedores, gestão de custos de TIC, gestão de conformidade e gestão de continuidade de TI.
Analista de Tecnologia da Informação – Advocacia
Com vagas nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, o servidor do cargo deverá realizar as tarefas referentes aos processos de assessoria, consultoria, contencioso judicial e extrajudicial em todos os ramos do direito.
Analista de Tecnologia da Informação – Contabilidade
Com oportunidade na cidade do Rio de Janeiro, algumas de suas atribuições são a realização de tarefas referentes à classificação, análise e conciliação contábil, financeira e fiscal, demonstrações contábeis, indicadores contábeis e contabilidade tributária.
Analista de Tecnologia da Informação – Comunicação Social
Com vagas nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, o aprovado no cargo precisará realizar tarefas referentes às comunicações internas, redes sociais e relacionamento com a imprensa, endomarketing e comunicação audiovisual.
Analista de Tecnologia da Informação – Gestão Econômico-Financeira
Com vaga na cidade do Rio de Janeiro, algumas das funções do cargo é a realização de tarefas referentes às contas a pagar, contas a receber, tesouraria, faturamento, investimento, custo, orçamento, controladoria e suporte a cálculos judiciais.
Analista de Tecnologia da Informação – Administração e Governança
O cargo possui oportunidades nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal e São Paulo.
Conforme o edital, algumas de suas atribuições são: realizar tarefas referentes ao planejamento estratégico, portfólio, programas e projetos, processos, continuidade de negócios e avaliação de riscos, indicadores e automação de processos, controle social e accountability (prestação de contas), ouvidoria, corregedoria, transparência, conformidade e integridade, ética e temas correlatos, gestão de colegiados, gestão de pessoas, gestão de contratos, aquisições e logística.
Analista de Tecnologia da Informação – Engenharia
Com vagas em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o servidor precisará realizar as tarefas referentes ao desenvolvimento de projetos e fiscalização de serviços de engenharia, gestão das atividades e rotinas de manutenção predial, elaboração de estudos de viabilidade e projetos para implantação de soluções de eficiência energética.
Analista de Processamento
Com oportunidades nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o edital destaca as seguintes funções: realizar implementação de rotinas e processos de produção, analisando produtos e serviços a serem implantados, sustentando operacionalização de sistemas e rotinas, administrando o ambiente operacional e garantindo o funcionamento das ferramentas no desenvolvimento de produtos e serviços, bem como da aplicação da política de segurança no ambiente operacional.
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Com vaga na cidade no Rio de Janeiro, o aprovado realizará tarefas referentes às condições de segurança e bem-estar dos funcionários.
Médico do Trabalho
Com vaga na cidade no Rio de Janeiro, o servidor realizará tarefas referentes à saúde e à medicina do trabalho.
Auxiliar ou Técnico de Enfermagem
Com vaga na cidade no Rio de Janeiro, uma de suas funções é realizar as tarefas referentes à enfermagem do trabalho.
Técnico de Segurança do Trabalho
Com oportunidades em Brasília e no Rio de Janeiro, o edital destaca como atribuição do cargo a realização de tarefas técnicas de segurança do trabalho.
Leia também se existe escala 6x1 para concursados nesta reportagem.
Técnico de Segurança do Trabalho
Com oportunidades em Brasília e no Rio de Janeiro, o edital do concurso público da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) destaca como atribuição do cargo a realização de tarefas técnicas de segurança do trabalho. Confira mais detalhes sobre o processo e os benefícios das ocupações nesta reportagem.