Por Jennifer de Carvalho
5 de Outubro de 2025 às 06:00
Neste domingo, 05 de outubro, diversos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) realizarão as provas objetivas do processo. Os participantes concorrem a 3.652 vagas, voltadas para 32 órgãos públicos pelo Brasil.
Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), as avaliações objetivas serão aplicadas em 228 cidades ao redor do país. Assim, com o primeiro exame chegando, é importante conferir as principais orientações para esse momento aguardado por muitos.
Para ajudar quem está se preparando para essa etapa, o Estadão Concursos selecionou as principais informações e recomendações para essa fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), com base no seu edital e no portal do MGI Confira abaixo.
Para conferir o local da prova objetiva, os candidatos precisam seguir o seguinte passo a passo:
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?
O exame será aplicado no período da tarde, com os seguintes horários de abertura e fechamento dos portões:
Abertura dos portões | 11h30 (horário de Brasília) |
Fechamento dos portões | 12h30 (horário de Brasília) |
Início da aplicação da prova | 13h00 (horário de Brasília) |
De acordo com o edital, nenhum candidato poderá deixar a sala de provas antes do período mínimo estabelecido pela organização. Assim, será obrigatório permanecer na sala por, pelo menos, 2 horas após o início da avaliação.
Os candidatos devem ficar atentos ao tempo destinado para a realização da prova, que varia conforme o nível da função escolhida. Assim, os concorrentes aos cargos de nível superior terão uma duração máxima de 5 horas.
Já aqueles que disputam vagas de nível intermediário terão até 3 horas e 30 minutos para concluir a avaliação.
Com o final da aplicação da prova, os últimos três participantes devem permanecer juntos, em sala, para acompanhar a finalização e a entrega do material.
Isso porque o material será conferido e lacrado imediatamente, e os três últimos candidatos irão assinar e registrar seus nomes em ata. Essa medida tem o intuito de evitar questionamentos sobre irregularidades.
Conforme o edital, só serão aceitos documentos originais e com foto. Assim, o documento destacou a aceitação dos seguintes documentos de identificação:
Leia também: Concursos públicos mais concorridos: especialistas dão dicas para se destacar
Saber exatamente o que levar – e o que deixar em casa – pode fazer toda a diferença no momento de garantir que nada atrapalhe a sua participação na prova. Com isso, alguns materiais permitidos no dia do exame são:
Os candidatos devem ficar atentos ao tipo de alimento e bebida que podem ser levados no dia da prova. Isso porque são permitidos apenas:
Leia também: O que fazer quando um concurso é cancelado? Veja o que dizem especialistas
De acordo com o MGI, dentre as medidas de segurança e procedimentos previstos para o dia da avaliação estão:
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) é composto por diversas etapas de avaliação. Após a prova objetiva, os candidatos habilitados devem passar pelas seguintes fases:
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
Encontrou algum erro?
Entre em contato