Estadão / Serviços / Reportagem

Como verificar se o concurso é sério pelo edital? Especialistas explicam

Em um concurso público seguro para os candidatos, o edital precisa conter informações detalhadas sobre vários aspectos do certame

O edital é um dos documentos principais de um concurso. - Foto: Adobe Stock
O edital é um dos documentos principais de um concurso. - Foto: Adobe Stock

O edital é um dos principais materiais de um concurso público. A partir desse documento, é possível compreender se o processo é confiável, pois ele deve ter várias informações essenciais para que uma determinada seleção seja realizada. Abaixo, especialistas explicam o que deve ser analisado.

Edital deve ter vários detalhes

Karyne Rhayana da Silva, advogada especializada em concursos públicos, diz que um certame sério possui um edital com detalhes sobre diversos pontos, como etapas, prazos, critérios de avaliação, conteúdo programático e remuneração do cargo. “Também é necessário saber se o material obedece as previsões legais, como a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcDs) e cotas para negros/pardos”, diz.

Leia também: Concursos públicos: como ler e interpretar o edital dos certames?

Datas previstas de etapas

Carla Godoy, oficial de promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo e criadora de materiais de estudo voltados para concurseiros, complementa que o documento precisa ter datas previstas para a aplicação das provas objetivas e/ou discursivas, da homologação e da posterior convocação dos aprovados.

Ela também cita a previsão da apresentação de recursos em relação às avaliações. “Isso é algo imprescindível, caso o candidato considere que alguma questão foi feita de forma errada ou se a sua prova discursiva, como uma redação, foi corrigida com algum erro”.

Leia também: O que fazer quando um concurso é cancelado? Veja o que dizem especialistas

Informações sobre as vagas ofertadas

Conforme Carla, outro ponto a ser analisado é se a banca organizadora da seleção mencionará o número de vagas disponíveis ou se irá destacar que o concurso é para cadastro de reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade.

A falta dessas informações pode ser um sinal de alerta. Por isso, também vale consultar se o edital foi publicado em canais oficiais, como o site do próprio órgão público ou o portal da banca.

Confira mais detalhes sobre como identificar se um certame é verdadeiro nesta reportagem do Estadão Concursos.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

Concurso PúblicoEdital