O serviço público oferta grande parte das oportunidades para professores, saiba mais sobre os certames, como se preparar e histórias de educadores
O número de professores concursados atingiu o menor patamar em 10 anos, de acordo com pesquisa da Todos Pela Educação. Entre temporários e efetivos, entre 2013 e 2023, houve uma redução de cerca de 57 mil docentes nas redes estaduais de ensino.
Ainda sim, o magistério é o sonho de carreira de muitos brasileiros. Quase 20% dos universitários brasileiros estão em cursos como Licenciatura e Pedagogia, segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A média de outros países da América Latina é de 10%.
Em 2023, o número de professores na rede básica de ensino bateu 2,4 milhões, segundo o Censo Escolar. Ainda de acordo com o estudo, 80% dos educadores são mulheres. Neste grupo, fazem parte as professoras Jacqueline Cintia Fernandes e Rebeca Fugikawa.
Veja dicas de especialistas sobre como se preparar da melhor forma para um concurso público.
Além da profissão, elas têm outra coisa em comum. Durante a preparação para o concurso, elas fizeram o curso preparatório do Instituto Educar para Liberdade, especializado na formação de professores para concursos públicos.
Um curso preparatório especializado é a pedida ideal para muitos concurseiros. Na busca por suprir uma brecha na demanda de mercado, André Wagner criou o Instituto Educar para a Liberdade. Fundado em 2012, a escola é focada em preparar professores para concursos.
Mas, a história de André com a educação e com o mundo dos concursos públicos começa antes. Ele escolheu ser educador com 14 anos, e, desde esse momento, enxergou a profissão como sua missão de vida.
O próprio, como conta, frustrava-se pela dificuldade em ser aprovado em concursos. A aprovação veio após a sexta tentativa. “Quando o edital era publicado, eu começava a estudar como um maluco, sem direção nenhuma”, conta.
“Comecei a entender como me preparar melhor. Se concentrar na bibliografia é importante, mas não é sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade do que se estuda”, diz. Com as tentativas, André entendeu que passar em concurso é mais sobre treinamento do que sobre formação em si.
Como lidar com a ansiedade durante o processo de um concurso público.
Na época da inauguração do Educar, André era coordenador dos cursos de História e Geografia da Faculdade Anhanguera, em São Paulo. Enquanto preparava seus alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ele notou que a preparação para concursos públicos também teria espaço.
O Instituto nasceu na faculdade que lecionava, com aulas no final de semana, para preencher uma lacuna no mercado e na formação acadêmica: preparar os futuros professores para concursos públicos. “Para se ter mais dignidade sendo professor no nosso país é importante ter uma estabilidade e um salário digno, o que faz o concurso ser uma oportunidade excelente”, diz André.
As aulas começaram gratuitas, com professores convidados, e através da divulgação nas redes sociais e o interesse de alunos fora da faculdade, em 2013, André abriu uma sede para o Instituto, na região do Campo Limpo. Hoje, além das aulas presenciais, a escola tem uma plataforma digital própria, em que oferece os cursos a distância.
Para quem quer seguir na carreira de professor concursado, tanto da rede pública estadual quanto da municipal, André compartilha 4 dicas que vão ajudar na preparação:
Conheça a banca organizadora do concurso
André indica conhecer a fundo a maneira que as bancas organizam a prova. Para isso, leia as avaliações anteriores e faça simulados frequentemente. Dessa maneira, fica mais fácil entender como cada assunto é dividido no certame e como cada questão é formulada. Dentre as principais que realizam concursos para professores, é possível citar: Fundação Carlos Chagas, Vunesp e FGV.
Veja as principais mudanças nos concursos públicos em 2024.
Conheça as leis que regem a educação
Para quem não é do Direito, a parte de legislação nos concursos públicos é sempre um desafio. André cita 5 leis que são cobradas em quase todos os certames:
Para André, além de ser importante conhecer os grandes autores teóricos da educação, é necessário compreender as diferenças entre eles. Autores que aparecem na bibliografia de quase todos os certames para professores: Jean Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Edgar Morin, Emília Ferreiro, Jussara Hoffman, Cipriano Luckesi, Miguel Zabalza e Katia Stocco.
Seja um estrategista
E, mesmo com toda a preparação, a ansiedade pode bater na hora da prova. Na hora da avaliação, André indica analisar a prova como um estrategista. Assim, comece respondendo as questões que têm maior familiaridade e domínio.
Uma prova de concurso tem, em média, 4 horas de duração, esse período pode parecer um tempo longo, mas não é. Dar prioridade para as perguntas mais “fáceis” aumenta a sensação de segurança do candidato.
Veja lista dos concursos públicos mais concorridos.
“Ser professor é uma profissão que forma pessoas e lida com sonhos. É uma possibilidade de transformação social que só a educação oferece”, conta Rebeca Fugikawa. Com 26 anos, ela acredita que ser professora é um desafio diário que envolve balancear tanto os projetos futuros quanto o dia a dia da sala de aula.
Segundo dados do Censo Escolar (2020) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) (2021), a idade média dos professores é de 40 anos. Rebeca tem 14 anos a menos que a média.
“É um misto de sentimentos e realização, mas também de reflexão sobre as perspectivas de futuro. Ainda sim, é gratificante perceber o retorno do seu trabalho, ver os alunos se desenvolvendo e aprendendo”, diz. Ela continua: “O vínculo que se cria ao longo do processo, as parcerias e os benefícios que o servidor público possui são incríveis”.
Dos 6 concursos que Rebeca prestou, foi aprovada em 5. Tomou posse em janeiro deste ano, em uma creche em São Bernardo do Campo. Para outros que querem seguir pelo mesmo caminho, ela aconselha investir na formação.
Já durante a graduação, Rebeca teve contato com as possibilidades de carreiras oferecidas para pedagogos. O concurso público foi o caminho escolhido por ela devido aos benefícios, como a estabilidade. Até a sonhada aprovação, Rebeca dedicou-se 4 anos aos estudos.
Veja quais são as chances de crescimento no setor de TI nos concursos públicos.
Assim como Rebeca, ser professora era um sonho de longa data de Jacqueline. Formada em Letras, começou a lecionar em 2003, no Programa Escola da Família. Hoje, atua como PAE, na garantia de que as políticas públicas para crianças com deficiência sejam aplicadas nas escolas, além de formar professores nas melhores práticas de ensino.
Em sua trajetória, Jacqueline passou por todas as áreas, do ciclo de alfabetização ao ensino médio. Para ela, a melhor parte de ser professora é ver o trabalho com os alunos dando resultados positivos. “Gostar do que fazemos faz toda diferença. É importante ter responsabilidade no trabalho, olhar sempre para o outro. No papel de professor, não podemos apenas passar o conteúdo de uma maneira mecânica, mas sim entender e estimular o grupo”, diz.
Para Jacqueline, a falta de apoio e incentivo são questões que pesam, mas, como ela, não trocaria a educação por nada. A opinião é a mesma de outros professores.
Pesquisa da Ipec mostrou que 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho. O levantamento, realizado em 2022, ouviu mais de 6 mil professores de escolas públicas (municipais e estaduais) de todo o país.
O que significa cadastro de reserva nos concursos? Entenda.
Ainda sim, o estudo “Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil”, do Instituto Semesp, apurou que 53% dos professores da educação básica estão satisfeitos com a carreira. Dentre os motivos para continuar nas salas de aulas destacam-se:
Mesmo entrando na educação em 2003, Jacqueline só foi aprovada em concurso em 2014. Primeiro em Embu das Artes e hoje em São Paulo. Para preparação, ela indica ir além do curso preparatório. “No cursinho, eles dão uma base para que a gente caminhe sozinho. É importante focar e se dedicar”, conta.
Para ela, ainda existe um outro truque para uma boa preparação: conhecer o estado ou município em que está prestando o concurso. “Conheça a legislação e linha de cada lugar”. Com muito estudo, o trabalho foi recompensado. Ter um cargo público para chamar de nosso é muito valioso. E, com amor e responsabilidade, conseguimos ofertar o que a criança na sua frente precisa”, diz.