Ao criar um cronograma de estudo para um concurso público, é importante incluir atividades que relaxem o corpo e a mente
Jennifer de Carvalho
Publicado em 18/11/2024, às 17h33Aplicar-se em um concurso público pode ser um dos primeiros passos para quem deseja construir uma carreira como servidor. No entanto, esse processo exige do concurseiro bastante estudo e muito cuidado com a saúde mental, ainda mais para as seleções muito concorridas e compostas por diversas etapas.
Um estudo do Instituto de Psicologia do Controle do Stress (IPCS) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) analisou o psicológico de alunos de Ensino Médio, relacionado à provas.
Conforme os pesquisadores, a ansiedade de avaliações pode ser definida como reações associadas com a preocupação excessiva referente aos possíveis resultados negativos, devido a um mau desempenho nesses momentos. Confira mais dicas sobre como lidar com a ansiedade para concursos nesta reportagem.
Quando se trata de concurseiros, muitos também podem sentir uma apreensão em relação às etapas avaliativas da seleção. Para a professora de português e redação Marcia Rossi, o psicológico é capaz de interferir no processo do concurso. “Mantenha uma atividade física frequente para ajudar a regular os hormônios e a relaxar”, indica.
“Outra forma de aliviar o estresse no período de provas é fazer respiração diafragmática, ou seja, uma respiração mais profunda”, a professora destaca. No YouTube, por exemplo, há diversas dicas sobre como realizar esse procedimento que ajuda a acalmar. Mas a ideia é incluir esse método, pelo menos, 15 dias antes da prova.
Leia também sobre cadastro de reserva em concursos nesta reportagem.
Aliás, Marcia também orienta que os candidatos façam esse mesmo processo durante o exame, pois pode ajudar o participante a aplicar melhor os conhecimentos que ele teve acesso em toda a preparação para o dia tão aguardado.
Esse comportamento de valorizar cada etapa na rotina de estudo é capaz de recarregar as energias e motivar o candidato a continuar no seu processo de aprendizado para o concurso público desejado.
Jeferson Rosa, mentor para concursos públicos e Auditor-Fiscal da Receita Federal, destaca outro ponto: sempre haverá concursos abertos. “A máquina pública precisa acompanhar o crescimento do país, pois há aposentadorias, há a saída de servidores para outros cargos e, por isso, a administração continuará contratando”, diz.
“Os pontos mais importantes são estudar com foco na retenção do conteúdo e ter uma constância nos estudos, pois, matematicamente, haverá um momento que você conquistará o conhecimento necessário para a aprovação”, ele pontua. Com isso, mesmo em meio aos materiais de apoio, busque reservar um tempo para manter a saúde mental.
Leia mais detalhes sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.