Jennifer de Carvalho
12 de Novembro de 2024 às 19:01Ao se aplicar em um concurso público, é importante que o candidato comece a elaborar um plano de estudos e compreenda a melhor forma manejar esse tempo. Esse passo é fundamental para o participante ter um aprendizado mais eficiente.
Um artigo publicado na revista científica Journal of Taibah University Medical Sciences, por exemplo, concluiu que o estabelecimento de metas personalizadas e o planejamento podem melhorar o envolvimento com o estudo. Nesse caso, os pesquisadores observaram uma melhora no desempenho acadêmico de um grupo analisado.
Para se inspirar em como o seu tempo de estudo pode ser manejado no cronograma, Jeferson Rosa, mentor para concurso público e Auditor-Fiscal da Receita Federal, exemplifica o seguinte caso: “Um candidato que estuda 3 horas de segunda a sexta-feira, além de 5 horas nos dias de final de semana, terá um total de 25 horas semanais”.
Com isso, é importante ter em mente os assuntos mais prioritários. Para ilustrar, Jeferson destaca o seguinte cenário hipotético: um participante que irá fazer uma prova com as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática e Direito.
Nesta suposição, o primeiro tema é o de maior peso, enquanto o candidato tem mais facilidade no segundo item. No entanto, ele estudará Direito pela primeira vez.
“Neste exemplo, as 25 horas semanais podem ser divididas em 8 horas para Língua Portuguesa, 3 horas para Informática, 4 horas para Raciocínio Lógico, 5 horas para Direito Constitucional e 5 horas para Direito Administrativo”.
Com isso, ao analisar o conteúdo programático do edital, conforme o cargo de servidor público escolhido, a ideia é começar uma organização do seu tempo de estudo pelas áreas que você têm mais dificuldades. Assim, ao revisar os temas mais fáceis, a sua assimilação será melhor e mais rápida.
Leia mais detalhes sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Encontrou algum erro?
Entre em contato