Jennifer de Carvalho
13 de Novembro de 2024 às 15:13Ao se inscrever em um concurso público e iniciar a rotina de estudos até o dia das provas do processo, o candidato precisa organizar os materiais de apoio que serão fundamentais para o seu aprendizado. Aliás, ter essa compreensão ajudará o concurseiro a ter um cronograma mais assertivo.
Vale citar que, conforme a Lei 14.965, de 9 de setembro de 2024, o objetivo desse tipo de processo é realizar uma seleção por meio de avaliações de conhecimentos, habilidade e, dependendo de alguns casos, das competências requisitadas para as atribuições do cargo.
Por isso, um dos primeiros passos é ter em mãos o próprio edital do concurso que está sendo prestado. Consulte todas as regras estabelecidas no documento, além das datas das etapas – como provas objetivas, discursivas, orais, práticas, de títulos, entre outras.
Outro ponto importante a ser observado é a estrutura da avaliação, com as disciplinas que farão parte de sua composição. Com isso, lembre-se de consultar materiais sobre os conteúdos básicos que costumam fazer parte dos exames, como as disciplinas de Português e Matemática.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
Por se tratarem de noções básicas, algumas pessoas podem cair na armadilha de não se aprofundar tanto nesses conteúdos por pensarem: “Já sei um pouco”.
No entanto, conforme a professora de português e redação Marcia Rossi, é justamente esse “pouco” que não é o suficiente. “São essas perguntas que vão definir a classificação geral, principalmente as de Língua Portuguesa, pois a comunicação escrita ou falada é um pré-requisito para qualquer função”.
Uma das orientações de Marcia é a realização de uma pesquisa por provas anteriores, referentes ao cargo escolhido. A partir desse material, verifique qual conteúdo você tem mais domínio e qual possui mais dificuldade – lembrando que essa conferência também ajudará na criação do cronograma.
“Quem estuda sozinho precisa ter uma autonomia e uma autossuficiência para ter êxito nos estudos, porque senão a pessoa ficará sempre estudando as mesmas coisas e não estará ampliando o seu repertório de conhecimento e de conteúdos assimilados”, ela ressalta.
Outro método que pode auxiliar no período de aprendizado de quem deseja se tornar servidor público é ver os editais antigos da área escolhida, para já ter uma ideia dos conteúdos específicos a serem estudados.
“Isso ajuda a pessoa a já se organizar, mesmo que o edital atual não tenha saído, até porque o documento só é liberado dois ou três meses antes da aplicação da prova. Esse é um tempo muito curto, dependendo do nível e da quantidade de questões no exame”, diz a professora sobre os materiais de apoio necessários.
Leia mais detalhes sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Encontrou algum erro?
Entre em contato