Por Jennifer de Carvalho
3 de Abril de 2025 às 12:57
No dia 21 de março, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou um edital com informações sobre os horários em que as provas do concurso público serão aplicadas. De acordo com o cronograma no anexo I do edital de abertura, as avaliações objetivas e discursivas do processo estão previstas para serem realizadas no dia 6 de abril.
A seleção é voltada aos cargos de Analista Administrativo e de Analista Ambiental, os quais exigem nível superior. Com isso, o processo possui 460 vagas, distribuídas entre vários estados brasileiros. Ainda, desse total, é possível encontrar reservas para pessoas com deficiência (PcDs) e candidatos negros.
Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos contratados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Ainda, os convocados serão contemplados por um salário de R$ 9.994,60, com a inclusão de gratificações, além de um auxílio-alimentação.
O cargo de Analista Administrativo contém 130 vagas, enquanto o de Analista Ambiental conta com 330. Aliás, esta última função contempla duas áreas, sendo elas:
Leia também sobre o uso da Inteligência Artificial em concursos públicos nesta reportagem.
A prova objetiva será composta por 70 questões sobre conhecimentos específicos, constantes no item 15.2.4 do edital. Ainda, a avaliação terá 50 questões sobre conhecimentos básicos, distribuídas entre os seguintes conteúdos:
Analista Administrativo
Leia também sobre como a nota de corte é calculada em concursos públicos nesta reportagem.
Analista Ambiental
No exame, cada item deve ser julgado como CERTO ou ERRADO. Já na prova discursiva, o candidato precisará elaborar uma redação, de até 30 linhas, sobre um tema relacionado aos objetos de avaliação de conhecimentos específicos do cargo e sua respectiva área.
De acordo com o comunicado no edital nº 3, publicado no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora –, os candidatos dos dois cargos precisam se atentar aos seguintes horários no dia das provas objetivas e discursivas:
Abertura dos portões | 12h (horário oficial de Brasília/DF) |
Fechamento dos portões | 13h (horário oficial de Brasília/DF) |
Início das provas | 13h30 (horário oficial de Brasília/DF) |
Tempo de aplicação da prova | 4h30 |
No dia dos exames, os participantes devem ter em mãos o comprovante de inscrição e documento de identidade original, além de uma caneta de tinta preta em material transparente. Acesse o comunicado no edital nº 3 e confira todas as orientações para a ocasião.
No concurso público do Ibama, as provas serão aplicadas nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal. Assim, os candidatos do processo já podem consultar os locais de realização das avaliações objetivas e discursivas, individualmente. Para isso, veja o seguinte passo a passo:
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato