Estadão / Serviços / Reportagem

Concurso Público: 3 dicas de estudos para quem não tem muitos recursos

Especialistas orientam como os concurseiros de baixa renda podem encontrar as melhores ferramentas para a sua preparação

Jennifer de Carvalho

25 de Novembro de 2024 às 18:40

Ao iniciar os estudos, é possível encontrar plataformas gratuitas. - Foto: mindandi / Freepik
Ao iniciar os estudos, é possível encontrar plataformas gratuitas. - Foto: mindandi / Freepik

Os concursos públicos servem como possibilidade para as pessoas de baixa renda desfrutarem de melhores condições de vida. Mas para muitos o processo pode não ser tão fácil. O problema vai além da desigualdade econômica, pois muitos interessados em realizar essas avaliações não tiveram uma educação básica de qualidade.

Conforme os dados do IBGE, quando se trata de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, por exemplo, 10.917 não estudam e não estão ocupados. Desse total, 4.115 são do Nordeste, 3.799 do Sudeste e 726 do Centro-Oeste. Ainda, 2.023 dos brasileiros nessa condição possuem até o Fundamental Incompleto e 6.130 contam com Ensino Médio Completo até o Superior Incompleto.

Em nota sobre o Censo 2022, o órgão destacou que em 2022, das 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não sabiam. Com isso, a taxa de alfabetização foi 93% e a de analfabetismo foi de 7%. 

Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.

“Por questões não apenas educacionais, mas, especialmente, sociais e econômicas, muitos não começam a sua preparação do mesmo ponto que outros candidatos”, comenta Raquel Medeiros, consultora educacional e pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Busque cursos acessíveis

Para os concurseiros que se encaixam nessas situações, Maria Eduarda Bataia, pedagoga e pós-graduada em Educação Inclusiva, indica a busca por cursos gratuitos, materiais online e grupos de apoio para auxiliar na preparação dos estudos. “Mantenha a determinação, cultive a paciência e aproveite, ao máximo, as oportunidades de auxílio que estão ao alcance”, diz.

Monitore sites e redes sociais específicas

Maria Eduarda também orienta o monitoramento de sites e redes sociais de entidades públicas, além de plataformas voltadas para concursos. “Engajar-se em grupos de estudo na internet é benéfico, já que eles são espaços para troca de materiais e incentivo mútuo.”

Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.

Estude por meio de plataformas gratuitas

A Escola Virtual do Governo (EV.G) é outro recurso importante que pode ser usado. Conforme Raquel, a plataforma gratuita é voltada para a capacitação de servidores e cidadãos interessados em temas da administração pública.

“Atualmente, são disponibilizados 732 cursos abertos e 19 exclusivos, com mais de 78 trilhas de aprendizagem. Os cursos abrangem uma ampla variedade de temas, que vão desde Gestão Pública e Políticas Sociais até áreas específicas, como Análise e Ciência de Dados e Meio Ambiente", aponta a consultora educacional.

Ela ainda observa como essa ferramenta proporciona recursos essenciais para a formação e qualificação de candidatos em concursos – especialmente os de baixa renda, que muitas vezes não conseguem arcar com os custos de cursos preparatórios, por exemplo.

Leia mais sobre como concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda nesta reportagem.

Encontrou algum erro?

Entre em contato