Estadão / Serviços / Concurso Público

Concurso público: 5 estratégias para um estudo mais eficiente

Ao se interessar por um concurso público, vale incrementar alguns método na rotina de estudo para potencializar o processo de aprendizado

Jennifer de Carvalho

15 de Novembro de 2024 às 07:20

Ao criar uma rotina de estudos, lembre-se de manter constância nesse momento. - Foto: mindandi / Freepik
Ao criar uma rotina de estudos, lembre-se de manter constância nesse momento. - Foto: mindandi / Freepik

A rotina de estudos é um ponto essencial para quem se interessa em um determinado concurso público, seja ele federal e estadual, seja municipal. Por isso, incrementar algumas estratégias pode potencializar a eficácia dos estudos e, consequentemente, aumentar as chances de avançar no processo desejado.

Conforme um artigo publicado na revista científica Journal of Taibah University Medical Sciences, o estabelecimento de metas personalizadas e o planejamento podem melhorar o envolvimento com o estudo. O resultado observado foi uma melhora no desempenho de um grupo de estudantes.

Leia também sobre como se destacar em concursos públicos concorridos.

Por isso, ao separar um momento para se preparar para um concurso para servidor público, lembre-se de manter o comprometimento.

Como o estudo pode ficar mais eficaz?

Conforme Jeferson Rosa, mentor para concursos públicos e Auditor-Fiscal da Receita Federal, o candidato precisa considerar quatro pilares fundamentais para potencializar a eficácia dos estudos. Confira os métodos abaixo:

  • Estudo regular, com a identificação dos principais tópicos dos conteúdos. Neste ponto, o candidato deve dividir e reduzir o seu material de estudos e ajustá-lo aos principais assuntos;
  • Retenção do conteúdo dos principais tópicos, pois o processo de aprendizagem e memorização são fundamentais para a ampliação do conhecimento. Quanto mais conteúdo importante o candidato reter, mais próximo ele estará da aprovação;
  • Testar o conhecimento nos principais tópicos estudados, por meio de questões, simulados, provas discursivas, pequenos cartões de estudo, entre outros;
  • Revisar os principais tópicos dos conteúdos estudados – divididos e reduzidos. A revisão serve para o achatamento da normal curva de esquecimento, que todos nós temos.

Lembre-se de comemorar e valorizar cada avanço. Esse comportamento é capaz de recarregar as energias e motivar o candidato a continuar no seu processo de aprendizado para o concurso público escolhido.

Além de aplicar essas estratégias na rotina, Jeferson ainda ressalta que outros pontos essenciais são “estudar com foco na retenção do conteúdo e ter uma constância”.

Leia mais detalhes sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.

Encontrou algum erro?

Entre em contato