Por Jennifer de Carvalho
17 de Abril de 2025 às 13:18
No dia 23 de março, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aplicou a prova discursiva de seu novo concurso público. Agora, os candidatos aguardam o resultado provisório da avaliação.
Vale citar que, na mesma data, os candidatos de todos os cargos passaram por uma prova objetiva. O certame é voltado às funções de Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico, com a oferta de 1.027 vagas.
Conforme o edital de abertura, os servidores convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 2.186,19 e R$ 12.814,61.
De acordo com uma publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – referente à demanda de candidatos por vaga, 279.701 pessoas se inscreveram no concurso público da Embrapa.
Leia também: Aposentadoria para concursados: quem pode pedir e quais são as regras?
De caráter eliminatório e classificatório, a avaliação discursiva foi realizada apenas pelos concorrentes ao cargo de Pesquisador e por participantes de algumas funções de Analista.
Assim, a prova englobou uma redação, em que os participantes precisaram elaborar um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas de atualidades que envolvessem o contexto de atuação da Embrapa.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas.
De acordo com o cronograma no anexo VIII do edital de abertura, o resultado provisório da prova discursiva do concurso está previsto para ser divulgado no dia 22 de abril, no portal da banca organizadora.
Na mesma data, serão publicados o resultado final dos exames objetivos e a convocação para a prova prática. Esta última também será de caráter eliminatório e classificatório e vale apenas para algumas áreas dos cargos de Técnico e Assistente.
Essa fase consistirá na simulação de uma situação-problema relacionada às atividades realizadas no cotidiano do trabalho de alguns cargos. Com uma duração máxima de 15 minutos, essa etapa tem o objetivo de verificar a habilidade do candidato com situações-problema e a sua compatibilidade com a área de atuação escolhida.
Leia também: Embrapa: como se preparar para a prova prática do concurso?
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão sujeitos a alterações. O edital de abertura destaca que caso tenham mudanças, serão lançados comunicados por meio de outros editais nos canais oficiais do processo, como o site da banca. Por isso, é importante acompanhar esses endereços para ficar por dentro de qualquer atualização e das programações que ainda serão divulgadas. Confira os principais detalhes sobre o concurso nesta reportagem.
Encontrou algum erro?
Entre em contato