Estadão / Serviços / Concurso Federal

Embrapa: veja como será a prova prática do concurso público

No concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a prova prática é de caráter eliminatório e classificatório

O processo da Embrapa possui cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade. - Foto: Envato Elements / insta_photos
O processo da Embrapa possui cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade. - Foto: Envato Elements / insta_photos

As avaliações do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são umas das mais aguardadas do ano de 2025, por diversas pessoas ao redor do país. Isso porque a instituição lançou um edital de abertura com 1.027 vagas. No certame, é possível encontrar funções que exigem diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio, técnico e superior.

A seleção é voltada para os cargos de Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico. Assim, conforme o edital de abertura divulgado em dezembro de 2024, os servidores convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 2.186,19 e R$ 12.814,61.

Os concorrentes de todos os cargos devem realizar uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já os participantes para Pesquisador precisam passar por uma prova discursiva, avaliação de títulos e uma defesa de memorial e apresentação de projeto de pesquisa. O exame discursivo também vale para algumas opções de Analista. Enquanto isso, os candidatos de algumas áreas de Técnico e Assistente devem fazer uma prova prática.

Leia também sobre como organizar os estudos para as fases do concurso público da Embrapa nesta reportagem.

Prova prática: como será essa etapa do concurso?

De caráter eliminatório e classificatório, a prova prática do processo da Embrapa vale apenas para as seguintes áreas dos cargos de Técnico e Assistente:

Técnico

  • Área: Laboratório e Campos Experimentais – Subárea: Manejo Animal;
  • Área: Laboratório e Campos Experimentais – Subárea: Manejo Florestal;
  • Área: Mecânica – Subárea: Mecânica de Precisão.

Assistente

  • Área: Laboratório e Campos Experienciais – Subárea: Manejo Animal;
  • Área: Suprimento, Manutenção e Serviços – Subárea: Operador de Máquinas Agrícolas e Veículos.

Essa fase consiste na simulação de uma situação-problema relacionada às atividades realizadas no cotidiano do trabalho dos cargos citados acima. Com uma duração máxima de 15 minutos, essa etapa tem o objetivo de verificar a habilidade do candidato com situações-problema e a sua compatibilidade com a área de atuação escolhida.

Leia também sobre como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda nesta reportagem.

Conforme o edital de abertura, será considerado aprovado o candidato que alcançar uma nota igual ou superior a 5 pontos, de um total de 10.

Onde serão realizadas as provas do concurso?

Vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Embrapa foi criada em 1973 com o intuito de desenvolver uma base tecnológica do modelo de agricultura e pecuária, em um ambiente tropical. Conforme o portal da empresa, o órgão atua no setor de alimentos, fibras e energia.

A sua sede fica localizada em Brasília, no Distrito Federal, mas a instituição possui unidades de pesquisa em outros estados brasileiros, como: Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Tocantins, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe.

Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.

Com isso, o concurso público organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) possui vagas abertas em diversas localidades no país. Aliás, conforme o edital, as etapas do processo serão realizadas nas capitais e cidades onde há uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Confira mais detalhes sobre o processo nesta reportagem.

Encontrou algum erro?

Entre em contato