Por Jennifer de Carvalho
21 de Fevereiro de 2025 às 09:19
Após cerca de 15 anos sem a realização de um concurso público, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou um novo certame. Trata-se de um edital lançado em dezembro de 2024, com um número atrativo de vagas: 1.027 oportunidades.
A seleção é voltada para os cargos de Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico. Assim, o certame oferece oportunidades em diversas especialidades, contemplando funções com diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio, técnico e superior.
Os servidores contratados pelo processo da Embrapa permanecerão na unidade em que forem alocados, por um período mínimo de cinco anos. Assim, os salários dos cargos estão distribuídos da seguinte maneira:
Os inscritos na seleção buscam uma vaga, dentre as 1.027 ofertadas. Desse total divulgado, 719 são para ampla concorrência, 103 para pessoas com deficiência (PcDs) e 205 são destinadas às pessoas pretas e pardas (PPPs).
Uma das etapas do concurso da Embrapa é o procedimento de heteroidentificação. Trata-se de uma análise sobre a veracidade da declaração dos concorrentes às vagas reservadas para pessoas negras. Ainda, há a avaliação biopsicossocial, a qual verifica a veracidade da declaração dos participantes às vagas para PcDs.
Apenas alguns candidatos serão convocados para essas fases. Para isso, os concorrentes devem ser aprovados na prova discursiva. Esse critério também vale para algumas funções de Analista, enquanto outras exigem uma boa classificação nas provas objetivas.
Na ocupação de Técnico, muitos precisam ser aprovados na prova prática e outros devem alcançar uma boa classificação no exame objetivo. Os mesmos critérios valem para o cargo de Assistente.
O procedimento de heteroidentificação terá uma comissão composta por cinco integrantes. Com isso, o grupo considerará as características fenotípicas do candidato. Aliás, a análise será filmada para eventuais casos de recursos contra a decisão da comissão.
A avaliação biopsicossocial será realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, formada por três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências que o candidato possuir.
O grupo terá um médico e pessoas da carreira que o participante concorrerá. Assim, de acordo com o edital, dentre as observações a serem emitidas pela equipe estão:
Leia também sobre como funciona a cota em concursos nesta reportagem.
Conforme o edital de abertura, as datas do procedimento de heteroidentificação e da avaliação biopsicossocial ainda serão divulgadas nos canais oficiais da seleção, como no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora.
Por isso, é importante ficar atento às publicações sobre o cronograma do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Confira mais detalhes sobre o processo nesta reportagem.
Encontrou algum erro?
Entre em contato