Por Jennifer de Carvalho
14 de Fevereiro de 2025 às 09:12
Em dezembro de 2024, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um novo concurso público com um número atrativo de vagas: 1.027 oportunidades. Trata-se de um edital voltado aos cargos de Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico. Assim, a seleção contempla diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio, técnico e superior.
De acordo com o edital de abertura, das oportunidades divulgadas, 719 são para ampla concorrência, 103 para pessoas com deficiência (PcDs) e 205 das vagas são destinadas às pessoas pretas e pardas (PPPs). Além disso, o certame conta com a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para vagas que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Os novos servidores contratados pelo processo permanecerão nas unidades em que forem alocados, por um período mínimo de cinco anos. Os convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por um dos seguintes salários:
A nova seleção da Embrapa contempla diversas especialidades, divididas entre áreas e subáreas. Assim, é possível encontrar ocupações nos seguintes setores:
Cada um dos cargos e especialidades do concurso público da Embrapa possui as suas atribuições. Além disso, para tomar posse da função, os concorrentes precisam ter em mãos alguns documentos requisitados:
Conforme o edital, os servidores contratados para essa ocupação deverão planejar, sob orientação superior, e controlar o uso dos recursos disponibilizados para a condução dos projetos em que está envolvido; analisar e propor implementações técnicas que visam a melhoria do produto/serviço e(ou) aumento da produtividade; e participar na implementação de soluções de sua especialidade em processos que envolvam outras equipes, adaptando-as às necessidades de sua área.
Leia também sobre as histórias de aprovados em grandes concursos nesta reportagem.
Ainda, outras atribuições são: sugerir novos controles e formas de análise para melhorar o acompanhamento dos projetos e processos da área em que atua; acompanhar e executar atividades de suporte técnico ou administrativo; executar atividades de apoio a pesquisa, compreendendo pesagem, adubação e irrigação; contribuir com informações técnicas ou atividades práticas em trabalhos que resultem em publicações técnicas por parte da Embrapa; entre outras.
Após o período de inscrição se encerrar no dia 17 de janeiro, diversos concurseiros ao redor do país estão se preparando para as avaliações do processo. Conforme o cronograma destacado no anexo VIII do edital de abertura, as provas objetivas e discursivas estão previstas para serem realizadas no dia 23 de março.
Vale citar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão sujeitos a alterações. O edital destaca que caso tenham mudanças, serão lançados comunicados por meio de outros editais nos canais oficiais do processo, como o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora. Por isso, é importante acompanhar esses endereços para ficar por dentro de qualquer atualização.
Confira mais detalhes sobre o concurso público da Embrapa nesta reportagem.
Encontrou algum erro?
Entre em contato