Por Jennifer de Carvalho
24 de Janeiro de 2025 às 06:48
Com o período de inscrição encerrado na última sexta-feira (17), muitos candidatos aguardam a aplicação das provas do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Mas antes do dia da realização dos primeiros exames, vale adotar estratégias de estudo para se preparar, como ter em mente algumas características da banca organizadora do processo.
Divulgada em dezembro de 2024, a seleção possui oportunidades para os cargos de Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico. Ao todo, são 1.027 vagas. Desse total, 719 são para ampla concorrência, 103 para pessoas com deficiência (PcDs) e 205 são destinadas às pessoas pretas e pardas (PPPs).
Conforme o cronograma destacado no anexo VIII do edital de abertura, as avaliações objetivas e discursivas estão previstas para serem realizadas no dia 23 de março.
Leia também sobre como funciona a cota em concursos nesta reportagem.
Vale citar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Embrapa estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais da seleção, como o site da banca, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Assim, é preciso elaborar uma rotina de estudos de acordo com a realidade de cada pessoa. Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos, cita a importância de pensar no horário em que realmente é possível estudar para cumprir com o planejado.
“Lembre-se que o concurso envolve muitas funções especializadas e, automaticamente, há uma parte muito densa para estudar da sua própria área. Por isso, talvez seja interessante caprichar um pouco mais na parte básica”, ele diz.
O edital do processo é um dos materiais fundamentais para a criação de um método de estudo. Isso porque o planejamento precisa estar alinhado aos conhecimentos especificados no documento. Larissa Lima, professora de redação, destaca as características da banca organizadora como um dos pontos importantes para serem observadas no edital.
Vale citar que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela realização do processo. “Pesquisar provas de concursos anteriores e resolver questões de simulados também são ótimas dicas”, ela complementa.
Já Aline Dantas, auditora e mentora de concursos, comenta a seguinte orientação: “Na reta final, faltando entre três e duas semanas para a prova, foque na resolução de muitos exercícios da banca Cebraspe. Isso ajuda a reforçar o que foi aprendido e a se acostumar com o estilo das questões”.
Leia também sobre as histórias de aprovados em grandes concursos nesta reportagem.
Conforme o edital, o Cebraspe possui o chamado “Método Cespe” para a realização de avaliações, certificações e seleções. O documento destacou que o método costuma ser aperfeiçoado por meio de pesquisas acadêmicas, algoritmos, processos estatísticos e outras técnicas para a entrega de resultados.
Uma das fases do processo é a prova discursiva, na qual consiste em uma redação. De acordo com o edital, o candidato deve elaborar um texto no estilo dissertativo, em até 30 linhas, sobre temas relacionados a atualidades que fazem parte do contexto de atuação da Embrapa.
A avaliação será feita pelos candidatos do cargo de Pesquisador e por participantes de algumas funções de Analista. Assim, Larissa explica que o primeiro passo para se preparar para a redação é aprender a sua estrutura.
“A banca Cebraspe costuma cobrar nos certames o texto dissertativo-expositivo. É um tipo textual conhecido pela objetividade. Não precisa defender um ponto de vista, mas, sim, expor as principais informações solicitadas no tema e aspectos da prova”, diz.
Conforme a professora de redação, o texto dissertativo-expositivo pode ser constituído pela seguinte estrutura textual: introdução, desenvolvimento e conclusão. “Porém, elaborar a exposição de ideias certas e bem organizadas sobre um determinado tema é mais importante do que seguir um modelo rígido”, acrescenta.
No concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), diversos concurseiros buscam ser contemplados por salários que variam entre R$ 2.186,19 e R$ 12.814,61. O processo oferta ocupações em diversas áreas de atuação ofertadas, como:
Encontrou algum erro?
Entre em contato