Estadão / Serviços / Concurso Público

Como se organizar para as provas dos concursos públicos? Veja dicas

A organização é um passo fundamental após a escolha de um concurso público, pois ajudará o candidato a ter um aprendizado mais eficiente

Jennifer de Carvalho

11 de Novembro de 2024 às 17:27

Para renovar as energias, lembre-se de comemorar cada avanço nos estudos. - Foto: Freepik
Para renovar as energias, lembre-se de comemorar cada avanço nos estudos. - Foto: Freepik

Um concurso público, independente de sua complexidade, exige do concurseiro bastante estudo. Por isso, a organização é a palavra-chave para que o período de aprendizado seja mais eficiente, além de aliviar a ansiedade e o nervosismo que podem afetar muitos candidatos nas vésperas das provas.

Vale citar que conforme a Lei 14.965, de 9 de setembro de 2024, o objetivo desse processo é selecionar participantes por meio de avaliações de conhecimentos, habilidade e, dependendo de alguns casos, das competências requisitadas para as atribuições do cargo.

Para ajudar o candidato que está passando por esse momento, o Estadão Concursos conversou com especialistas para indicar os melhores caminhos. 

Como iniciar a organização para um concurso público?

Ao se organizar para as provas de um concurso, é importante analisar a própria rotina da vida pessoal para ajustar a preparação conforme o seu dia a dia. Feito isso, o próximo passo é escolher o cargo e a área de interesse.

Conforme a professora de português e redação Marcia Rossi, ter essa definição em mente ajuda o candidato a saber o nível de escolaridade da ocupação – ou seja, Fundamental, Médio, Técnico ou Superior. A partir disso, é possível iniciar os estudos com mais assertividade.

Leia também sobre os principais concursos brasileiros nesta matéria.

Ainda, Jeferson Rosa, mentor para concurso público e Auditor-Fiscal da Receita Federal, reforça que a especialização na função desejada é capaz de deixar o participante mais próximo da aprovação no processo.

Com isso, vale separar uma parte do dia na qual será voltada apenas aos estudos, de acordo com o ritmo de cada um. Um dos conselhos da Marcia é tirar 1h ou 1h30, caso a pessoa precise fazer uma conciliação com o trabalho. Ou então reserve esse tempo nos finais de semana. A partir dessa definição, lembre-se de sempre manter a constância desses momentos.

Aliás, lembre-se de comemorar e valorizar cada avanço no estudo. Esse comportamento é capaz de recarregar as energias e motivar o candidato a continuar no seu processo de organização para o concurso público desejado.

Leia mais detalhes sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.

Encontrou algum erro?

Entre em contato