Por Vitória Prates
29 de Abril de 2025 às 17:26
O Governo Federal já está preparando uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O edital, com as 3.352 vagas, deve ser publicado em julho e as provas acontecerão ainda em 2025, saiba detalhes abaixo. As informações foram publicadas pela Agência Brasil
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
Em coletiva de imprensa, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a 2ª edição do CNU. Neste ano, serão 3.352 vagas distribuídas entre 35 órgãos federais. Dessas, 2.180 são vagas imediatas, e as demais destinadas para formação do cadastro de reserva.
Veja divisão de vagas por nível de formação:
Entre as mudanças, o CNU traz um novo formato para as provas: os candidatos irão realizar 2 avaliações, uma objetiva e outra discursiva, aplicadas em datas distintas. Ou seja, para ser convocado para prova discursiva, o candidato precisa ter sido aprovado na fase anterior, a prova objetiva.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos
Agora, como próxima etapa, o Governo Federal irá selecionar a banca organizadora do concurso. No ano passado, a escolhida foi a Cebraspe. Abaixo, confira o cronograma estimado do CNU 2025.
Leia também: Como ler e interpretar o edital dos certames?
Na última sexta-feira (25), o Governo Federal convocou os aprovados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024. A 1ª edição do certame foi um grande sucesso, o consagrando como o maior certame da história do país.
Dos 2,1 milhões de inscritos, 4.330 candidatos foram aprovados para cargos em 21 órgãos federais, entre ministérios e agências. Saiba como conferir a lista de convocação e outros detalhes em matéria do Estadão Concursos.
Leia também: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
Encontrou algum erro?
Entre em contato