Por Jennifer de Carvalho
16 de Julho de 2025 às 08:35
Por meio da contratação de profissionais que prestaram concursos públicos, diversos órgãos federais, estaduais e municipais conseguem manter o seu funcionamento para atender a população brasileira em vários setores. Mas o lançamento de um certame deve ser motivado por alguns critérios.
Leia também: Concursos públicos: como ler e interpretar o edital dos certames?
Conforme o Art. 3º da Lei nº 14.965, de 9 de setembro de 2024, a abertura de um concurso público precisa atender, no mínimo, cinco requisitos:
Além disso, caso alguma instituição deseje abrir uma nova seleção mesmo com um concurso anterior dentro de sua validade, com candidato aprovado e não nomeado, a Lei nº 14.965 destaca que é possível anunciar um processo apenas se houver a demonstração de insuficiência da quantidade de aprovados e não nomeados, com base nas necessidades da administração pública.
Leia também: O que fazer quando um concurso é cancelado? Veja o que dizem especialistas
Antes de decidir prestar um concurso público, é preciso analisar mais a fundo alguns pontos como, por exemplo, o edital, a banca organizadora e a instituição que lançou o certame. Essa pesquisa pode ser fundamental para compreender se a seleção desejada é segura.
Em matéria do Estadão Concursos, você pode conferir mais detalhes sobre como identificar se um certame é verdadeiro.
Encontrou algum erro?
Entre em contato