Os candidatos do concurso público da Agência Espacial Brasileira (AEB) realizaram as provas objetivas no último domingo (13)
No último domingo (13), os candidatos do concurso público da Agência Espacial Brasileira (AEB) realizaram as provas objetivas. Agora, o próximo passo é aguardar a liberação da consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das avaliações.
Vale citar que, no mesmo dia, foram aplicados os exames discursivos do processo. Assim, os participantes da seleção buscam uma oportunidade, dentre as 30 vagas ofertadas. O certame é voltado para os cargos de Analista em Ciência e Tecnologia e de Tecnologista, os quais exigem ensino superior.
Conforme o edital de abertura, os servidores públicos convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Dependendo do cargo e da titulação – graduação, especialização, mestrado ou doutorado –, os contratados podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 6.662,68 e R$ 10.823,89.
O processo também conta com a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade.
A prova objetiva teve 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos. Nesse caso, os conteúdos cobrados foram os seguintes: língua portuguesa; ética na administração pública; noções de administração pública; noções de informática. Ainda, alguns candidatos precisaram responder perguntas sobre língua inglesa.
Além disso, a avaliação teve 40 questões sobre conhecimentos específicos, em que as disciplinas estavam relacionadas ao cargo escolhido pelo participante.
De acordo com o edital do processo, a nota em cada questão das avaliações objetivas será de 1 ponto para a resposta que esteja de acordo com o gabarito definitivo da prova de conhecimentos básicos e 2 pontos para a resposta do gabarito definitivo da prova de conhecimentos específicos. Além disso, uma pergunta pode receber 0 ponto se a resposta não for a do gabarito oficial, se não tiver marcação ou no caso de mais de uma marcação.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
Assim, o candidato precisa alcançar 50 pontos ou mais para ser considerado aprovado no conjunto das provas objetivas. Aqueles que não atingirem essa pontuação serão reprovados e eliminados do concurso.
Vale citar que a nota em cada prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todas as questões que a compõem. Acesse o edital e confira mais detalhes sobre os critérios de avaliação do exame.
De acordo com o cronograma no anexo I do edital, a previsão é de que os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estejam liberados para consulta individual entre os dias 15 e 17 de abril, no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo.
Aqueles que desejarem apresentar algum recurso contra os gabaritos e as questões formuladas devem realizar o procedimento entre os dias 16 e 17 de abril. Após essa etapa, o resultado final nas provas objetivas deve ser divulgado no dia 16 de maio.
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Agência Espacial Brasileira (AEB), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.