
Por Lilian Campos
24 de Outubro de 2025 às 10:08

Neste próximo fim de semana (25 e 26), candidatos de vários concursos públicos realizarão as primeiras provas dos certames que se inscreveram. Com isso, muitos farão suas provas objetivas e discursivas.
Reforçamos ser essencial consultar nos sites das bancas organizadoras, os horários e locais de aplicação de provas objetivas. Além disso, é aconselhável sair de casa e chegar com antecedência, para evitar atrasos.
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?
A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada neste próximo domingo, 26 de outubro. As avaliações acontecerão em mais de 1.500 municípios, de 22 estados ao redor do Brasil.
Os candidatos podem consultar seus locais e horários das provas na página da Prova Nacional do Docente, pelo portal do Inep — que organiza a aplicação das provas. As provas objetivas terão duas fases: formação geral, com 30 questões objetivas e componentes específicos, com 50 questões voltadas para a área de atuação do docente. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
O Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), aplicará suas provas objetivas e discursivas no sábado e no domingo, 25 e 26 de outubro.
Os candidatos podem consultar os locais e horários das provas no portal da banca organizadora — Cebraspe.
As provas objetivas e discursivas para o cargo de Analista de Controle Externo serão aplicadas no sábado, 25 de outubro.

Já para os cargos de Auditor de Controle Externo e Conselheiro, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas no domingo, 26 de outubro. As avaliações serão compostas por questões de conhecimentos geral e específicos. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PB), no estado da Paraíba, aplicará suas provas objetivas e discursivas neste domingo, 26 de outubro.
Os candidatos podem consultar os locais e horários das provas no portal da banca organizadora — portal do Instituto Darwin.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas para todos os cargos, e será composta de questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, legislação específica do sistema (CONFEA/CREA) e conhecimentos específicos do cargo. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.
Encontrou algum erro?
Entre em contato