A Prova Nacional Docente 2025 abre inscrições em julho e permite solicitação de isenção da taxa para candidatos que atendem aos critérios
A Prova Nacional Docente (PND) 2025, conhecida como “Enem dos Professores”, será aplicada em todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal. A seleção contempla candidatos de diversas áreas das licenciaturas, voltada para estudantes concluintes e interessados em concursos públicos da carreira docente na educação básica.
Leia também: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
Ao todo, o processo contempla vagas para diversas áreas específicas, além da formação de cadastro reserva para oportunidades futuras.
Conforme o edital, a prova terá duração de 5h30. A taxa de inscrição é de R$ 85. O exame avaliará conhecimentos gerais e específicos, conforme a área da licenciatura escolhida. Confira as áreas disponíveis abaixo:
Artes Visuais
Biologia
Ciências Sociais
Computação
Educação Física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras - Português
Letras - Português e Espanhol
Letras - Português e Inglês
Letras - Inglês
Matemática
Música
Química
Pedagogia
O processo da PND 2025 será composto pelas etapas: solicitação de isenção da taxa, inscrição, prova e divulgação dos resultados. De acordo com o cronograma, a solicitação de isenção será entre 30 de junho e 4 de julho,aplicação da prova no dia 26 de outubro.
A prova será dividida em duas partes: formação geral docente e componente específico da área de avaliação.
Leia mais em: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
Os interessados podem se inscrever entre 14 e 25 de julho pelo sistema oficial da PND. O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até 31 de julho via Guia de Recolhimento da União (GRU).
A solicitação de isenção poderá ser feita entre 30 de junho e 4 de julho, exclusivamente pelo sistema da PND. Podem solicitar:
O resultado da solicitação será divulgado em 7 de julho. Recursos poderão ser apresentados entre 7 e 11 de julho, com resultado final em 14 de julho.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma podem sofrer alterações. É importante acompanhar os canais oficiais da PND para atualizações.
Leia também: Nota de corte: veja qual é a diferença entre concurso público e vestibular