Estadão / Notícias / Vestibular

USP 2026: Fuvest abre inscrições; veja como fazer a sua

A seleção será composta por provas objetiva e discursiva, com aplicação em dois dias diferentes; veja valor da taxa de inscrição

Fuvest realiza seleção para cursos de graduação da USP - Foto: Adobe Stock
Fuvest realiza seleção para cursos de graduação da USP - Foto: Adobe Stock

A Fuvest divulgou a abertura do vestibular 2026da Universidade de São Paulo (USP). O processo seletivo será responsável pelo ingresso de estudantes nos cursos de graduação da instituição.

Leia mais em: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas

As inscrições estarão disponíveis entre 12h do dia 18 de agosto e 12h do dia 7 de outubro de 2025. Durante esse período, os candidatos devem acessar o site da Fuvest para preencher o formulário com os dados pessoais e o questionário socioeconômico.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 211,00 e deve ser paga até o encerramento do prazo para que a participação no processo seja confirmada. Mesmo candidatos que solicitaram isenção ou redução precisam se inscrever.

Quais são as etapas do vestibular?

O vestibular em São Paulo será realizado em duas fases: a primeira fase será uma prova objetiva, com aplicação prevista para 23 de novembro de 2025. Já a segunda fase será composta por provas discursivas, aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro de 2025.

Além das provas gerais, cursos específicos exigem etapas adicionais, conforme orientações do edital. A convocação para a segunda fase está prevista para 1 de dezembro de 2025.

Leia também: Histórias de Sucesso: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos

Como se inscrever no vestibular?

As inscrições devem ser feitas por meio do site da Fuvest. O período começou às 12h desta segunda-feira, 18 de agosto,e seguirá até às 12h de 7 de outubro. O preenchimento correto dos dados e o pagamento da taxa dentro do prazo são obrigatórios para confirmar a participação.

Quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição?

A Fuvest oferece isenção ou redução da taxa para candidatos que atendam a critérios estabelecidos pela organização. A solicitação deve ser feita nas datas definidas anteriormente pela instituição, destinada a:

  • Estudantes de escola pública que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública;
  • Pessoas pertencentes à famílias com baixa renda.

A lista de livros obrigatórios também já foi divulgada e deve ser consultada pelos candidatos. Todas as atualizações e comunicados devem ser acompanhados pelos canais oficiais da Fuvest.

Confira mais detalhes sobre como funciona a estabilidade no serviço público, em reportagem do Estadão Concursos.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

USPFuvestNotícias