Os candidatos que realizaram as provas do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) devem ficar atentos ao próximo cronograma
Jennifer de Carvalho
Publicado em 22/10/2024, às 12h19Após realizarem as provas do concurso público do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no dia 13 de outubro, os candidatos devem ficar atentos aos próximos passos. Isso porque o TRF5 anunciou, na última segunda-feira (21), quais serão as novas etapas do processo para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário.
Com seções em Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, o Tribunal Regional pretende selecionar profissionais para serem contemplados com um salário inicial de R$ 8.529,65 ou de R$ 13.994,78, além de uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.
Até o final de novembro, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região irá realizar algumas convocações. Em nota, o órgão destacou que haverá uma chamada de concurseiros para testes de aptidão física – de caráter eliminatório –, referentes ao cargo de Técnico Judiciário, na especialidade de Agente de Polícia Judicial.
Além disso, os candidatos autodeclarados negros e indígenas devem ficar de olho no cronograma do concurso público, pois haverá outra chamada para a realização do procedimento de heteroidentificação – ou seja, uma análise sobre a veracidade da declaração dos concorrentes às vagas reservadas para o grupo.
Ainda, os participantes que informaram deficiência serão convocados para passar por uma perícia médica. Uma equipe multiprofissional avaliará se a declaração se trata, efetivamente, de pessoa com deficiência (PcD).
Conforme o edital do processo do TRF5, 10% do total das vagas disponibilizadas foram asseguradas às pessoas com deficiência, 20% aos candidatos negros e 3% aos participantes indígenas.
Com isso, é importante ficar atento ao portal do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), pois a lista, as datas e os locais das avaliações citadas acima serão divulgados em sua página. Vale citar que essas etapas são obrigatórias para a classificação no concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.