Governo divulga o resultado preliminar das cotas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), tanto para candidatos negros quanto PCD
Vitória Prates
Publicado em 13/11/2024, às 14h40O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Pública divulga o resultado preliminar das cotas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nesta quarta-feira (13). As respostas estão disponíveis no site da Fundação Cesgranrio, organizadora responsável pelo concurso.
A banca divulga a avaliação de veracidade da autodeclaração dos candidatos, que se inscreveram nas vagas reservadas a negros e da avaliação biopsicossocial, para os candidatos que se declararam com deficiência.
Na área do candidato, os participantes também podem, se necessário, recorrer ao resultado até quinta-feira (14). Como sinalizado em edital, o candidato que não for aprovado na avaliação, não está desclassificado do concurso. O participante passa a concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência.
O Concurso Público Nacional Unificado é um concurso federal. Assim, seguindo as diretrizes da Lei n° 12.990/2014, também conhecida como lei de cotas, garante reserva de, no mínimo, 20% das vagas de concursos públicos para candidatos negros.
Já para reserva para candidatos com deficiência, a legislação que garante a reserva das vagas é a lei ° 8.112, com amplitude nacional. No CNU, 5% das vagas são destinadas a participantes PCD. No ato de inscrição, os candidatos enviam o relatório médico que comprove a deficiência.
O Concurso Público Nacional Unificado abriu seleção pública para 21 órgãos governamentais, dentro deles, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). Especificamente para vagas destinadas a instituição, 30% são reservadas a candidatos indígenas.
Os candidatos negros são convocados a participar pelo processo de heteroidentificação. Nesse procedimento, os participantes, aprovados na prova objetiva, passam por uma Comissão, em que os membros da banca analisam as as características físicas dos participantes, para evitar fraudes na política de cotas.
Conhecido como "Enem dos Concursos", a primeira edição do CPNU, com provas aplicadas em agosto, contou com 2,1 milhões de inscritos. Confira as próximas etapas do concurso: