Exames criados pelo MEC e INEP buscam avaliar a formação médica nacional; aplicação das provas será realizada em todo o país
O Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizará neste domingo (19), a aplicação das provas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) e Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (REVALIDA).
O Revalida é um exame criado em 2011, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de validar o diploma de médicos que se formaram em outros países. O Revalida também pode ser feito por médicos estrangeiros que desejem exercer a profissão no Brasil.
Já o ENAMED é uma avaliação da formação médica em território nacional. O exame foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), e as avaliações são conduzidas, anualmente, pelo INEP.
Leia também: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
A primeira etapa de aplicação do Revalida será composta por prova objetiva. Os candidatos deverão responder 100 perguntas de múltipla escolha.
Para o ENAMED, os candidatos deverão responder 100 questões de múltipla escolha. O resultado individual de cada participante poderá ser utilizado nas etapas de seleção para o ingresso em programas de residência médica.
As provas serão aplicadas neste domingo, 19 de outubro, em todo o país. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das aplicações das provas será às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.
As provas terão duração de 5h.
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?
Os candidatos podem consultar seus locais de aplicação de prova nos sites do Revalida e Enamed. O INEP recomenda levar o cartão de inscrição impresso.
Será obrigatório levar o documento de identificação original e com foto, e caneta esferográfica de tinta preta, com material transparente.
O Inep aceitará documentos como:
É importante acompanhar os canais oficiais do Revalida e ENAMED, e sites oficiais do Governo do Brasil, para ficar por dentro de qualquer atualização.