Por Caroline Andrade
15 de Agosto de 2025 às 12:27
O Provão Paulista Seriado 2025, coordenado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), disponibiliza 15 mil vagas em universidades públicas paulistas.
Estão incluídos no processo estudantes do Ensino Médio da rede estadual, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de redes públicas de ensino de outros estados e de institutos federais.
Leia mais em: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
Ao todo, a seleção conta com 15 mil vagas, além da formação de cadastro reserva, destinado a futuras convocações durante o período de validade do processo.
As vagas oferecidas são para cursos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A jornada e demais critérios seguem as regras de cada instituição. Não há previsão de salário, pois o processo é voltado ao ingresso no ensino superior.
Confira quem participa:
Estudantes automaticamente inscritos
Estudantes que devem se inscrever manualmente
O processo será composto por provas aplicadas em dois dias: 4 e 5 de novembro, pela manhã. As provas serão realizadas em polos nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Os estudantes do Ensino Médio regular devem participar das provas em todas as três séries, com notas que serão acumuladas. Os estudantes da EJA terão avaliadas apenas as notas do ano de 2025.
Leia também: Histórias de Sucesso: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
As inscrições para os estudantes que não estão automaticamente cadastrados seguem abertas até sexta-feira, 15 de agosto. O registro deve ser feito individualmente, por meio do site da Vunesp.
A inscrição é gratuita e exige a escolha do local de prova no momento do preenchimento do formulário.
O Provão Paulista 2025 não possui cobrança de taxa de inscrição. Por esse motivo, não há necessidade de solicitação de isenção.
As datas e etapas podem sofrer alterações. A recomendação é acompanhar os comunicados nos canais oficiais do Provão Paulista e no site da banca organizadora.
Encontrou algum erro?
Entre em contato